Desagravo aos servidores do IMTT

No início do século XX, Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise e com base nos seus estudos criou a Teoria da Projeção, mecanismo de defesa no qual uma pessoa projeta na outra seus valores, seu comportamento e sua moral, como forma de tentar afastar-se dos seus próprios traumas, culpando outros indivíduos por seus fracassos.

É com base na teoria psicanalítica da projeção que encaro a declaração do Prefeito Amazonino Mendes que chamou os servidores do IMTT (antigo IMTU e INTRANS) de pegadores de “bola” (propina) e de incompetentes, pois ele sim tem sua vida marcada por escândalos de corrupção e é o gerente de uma administração municipal marcada pela incompetência.

Eu que estive durante 9 meses à frente do IMTU e nessa condição mantive estreito relacionamento com os servidores tanto desse órgão como do INTRANS, posso relatar que lá encontrei profissionais competentes, probos, dedicados, apaixonados pelo seu trabalho e acima de tudo solidários e comprometidos com o esforço de superar as dificuldades do transporte e do trânsito da cidade de Manaus.

Servidores dispostos a acompanhar fiscalizações nas garagens das empresas de ônibus durante a madrugada, a passar noites inteiras organizando o tráfego, inclusive em dias festivos, como Natal e Revellion, a resistir sob sol e chuva em cruzamentos, sinais e terminais de ônibus. Servidores leais ao Município, cumpridores de seus deveres funcionais, que mais não fazem porque lhes faltam o devido aporte orçamentário do órgão e a devida valorização profissional e salarial.

Ademais, ao contrário de tentar terceirizar a fiscalização do transporte e trânsito da cidade, numa clara tentativa de transferir dinheiro público para uma empresa privada e ainda de fora de Manaus, deveria dispor desses recursos para incrementar o Orçamento do IMTT e assim oferecer as condições necessárias para o trabalho dos técnicos do órgão.

Amazonino é como o Narciso de Caetano Veloso “acha feio o que não é espelho”, por isso, lhe incomoda tanto o amor à coisa pública dos servidores do IMTT e, por isso, projeta neles os seus defeitos, seus traumas e os seus fracassos.

Marcelo Ramos é advogado e vereador pelo PSB. www.vereadormarceloramos.com.br

Deixe um comentário