Feira da Manaus Moderna: revitalizar ou demolir?

O fenômeno natural da maior enchente da história, que inundou toda a área de peixes e carnes da Feira da Manaus Moderna, e a omissão da Secretaria de Mercados e Feiras que nada fez para evitar ou prevenir os danos acabou por precipitar o debate acerca da revitalização da orla da Manaus Moderna.

Em reunião com feirantes, o Prefeito comunicou sua decisão irrevogável de demolir a feira para revitalizar a área, ali construindo um complexo turístico, com o objetivo de preparar a cidade para receber a Copa do Mundo.

Para o Prefeito a manutenção da Feira da Manaus Moderna é incompatível com revitalização da área. Esquece ele que a revitalização das Docas do Porto de Belém manteve o Ver-o-Peso, que é hoje um misto de mercado fechado e feira livre e que se autoafirma como maior feira livre da América Latina. Portanto, a feira pode ser transformada num mercado modelo, desde que se façam os investimentos necessários para tal.

Para ele é mais fácil demolir que dotar a Feira da Manaus Moderna de um ambiente saudável para feirantes, para o povo e para os turistas, com os investimentos necessários para as devidas reformas, com regras rígidas e inegociáveis de utilização dos espaços, com uma administração profissional (muito diferente da atual comandada por pessoas sem nenhum compromisso profissional e sem qualquer preparo técnico para gerir uma feira) e acima de tudo com uma relação democrática com os feirantes.

Não quero crer que a tentativa de demolir a feira e proibir a atracação de barcos na Manaus Moderna seja movida pelo interesse não republicano de beneficiar a família que hoje, por uma irresponsabilidade do atual Prefeito, quando Governador, comanda vergonhosamente o Porto Privatizado de Manaus. Mas ficarei atento!

O Prefeito em que o feirante depositou suas esperanças de dias melhores, hoje vira seu maior algoz, seu carrasco.

Ainda há tempo para refletir sobre a decisão. A Copa é importante para a cidade. É até fundamental. Mas ela passa e a cidade fica.

Marcelo Ramos é advogado e vereador pelo PCdoB. www.vereadormarceloramos.com.br

Deixe um comentário