Manaus: uma cidade sem Prefeito

Manaus vive um dos momentos mais críticos da sua história. Submetida a um caos urbanístico e prestes a uma convulsão social decorrentes da absoluta incompetência e omissão do Prefeito. Na verdade, podemos dizer que Manaus não tem Prefeito.

Do ponto de vista urbanístico e de preservação do patrimônio histórico, a omissão é a marca da atual Administração. Camelôs tomam as calçadas, logistas deslocam seus mostruários para o passeio público, placas e painéis encobrem as fachadas de prédios históricos, com o que a população fica submetida a limitações ao fundamental direito ao meio-ambiente urbano.

Os servidores públicos municipais que se encheram de esperanças com as absurdas promessas de campanha, hoje assistem sem capacidade de reação à demissão de servidores com mais de 10 anos, ao atraso no pagamento de vale-transporte e de vale-alimentação, ao corte da produtividade e ao reajuste de professores e servidores da saúde em índices bem abaixo da inflação.

Nos últimos dias assistimos um Prefeito omisso diante da redução da meia-passagem estudantil e da ameaça de aumento da tarifa de ônibus, leniente e até cúmplice em relação a todas as formas de transporte clandestino que tomaram conta da cidade de Manaus.

Manaus anda à beira de um ataque de nervos. Prestes a maior convulsão social da sua história. Manifestações estudantis. Protestos de taxistas. Iminência de greve dos motoristas de ônibus, só pra ficar nas reivindicações legítimas.

Falo em reivindicações legítimas porque, por outro lado, kombeiros, moto-taxistas e camelôs cobram compromissos com a ilegalidade firmados na campanha por Amazonino.

Estudantes sob ameaça da perda de direitos, taxistas que não conseguem pagar a mensalidade dos seus carros, pessoas que não conseguem andar nas calçadas, servidores demitidos ao desespero para sustentar suas famílias, professores e servidores da saúde com perdas no poder de compra dos seus salários, são alguns dos sintomas de uma cidade doente.

Espero que o grito dos estudantes e da sociedade em geral tenha a acordado Amazonino e lembrado que ele é o Prefeito de Manaus.

Marcelo Ramos é advogado e vereador pelo PCdoB. www.vereadormarceloramos.com.br.

Deixe um comentário