Serafim Corrêa lança cartilha da Transparência, Controle Social e Cidadania

O deputado Serafim Corrêa (PSB) lançou na manhã desta segunda-feira (13), a cartilha da Transparência, Controle Social e Cidadania, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A cartilha tem objetivo de conscientizar os cidadãos a fiscalizarem a arrecadação dos governos federal e estadual repassados aos municípios e como esses recursos serão aplicados.

O parlamentar disse que a ideia de elaborar a cartilha surgiu a partir de uma pesquisa realizada por ele nos portais da transparência. “No mês de dezembro, verificamos que um bom número de prefeitos dizia que não tinha dinheiro para pagar as folhas do mês de dezembro e do décimo terceiro salário. Em uma rápida pesquisa nos sites da transparência federal e estadual, constatamos que os municípios tinham recebido valores significativos. Por exemplo, Coari recebeu R$ 19 milhões e não fez esses dois pagamentos.  Essa cartilha mostra ao cidadão exatamente quanto entrou e saiu no governo do Estado e no seu município a partir dos portais da transparência”, explicou.

Serafim Corrêa também adiantou que lançará um aplicativo em que o cidadão também terá acesso à cartilha pelo celular. “A transparência permite o controle social que leva a cidadania plena. A cidadania tem um dever e um direito. O dever é de pagar tributos e o direito é de saber como esses tributos são empregados”.

O deputado visitará, em breve, os municípios do Amazonas, onde irá conversar com os cidadãos. Ele também levará a cartilha da transparência às universidades de Manaus. “Irei primeiro nos dez municípios onde se pode chegar de carro e depois irei em outros municípios levando a informação”, disse.

O evento ocorreu no auditório Senador João Bosco  e contou com a presença de lideranças do interior e da capital, além da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM). Os deputados Abdala Fraxe (PTN) e Sabá Reis (PR) também estiveram presentes.

 

Texto: Luana Dávila/ Foto: Marcelo Araújo