A conta que não fecha

Fui Lula a vida inteira. Fiquei ao lado dele nos momentos mais difíceis. 89, 94, 98, 2002 e 2006. Na alegria, mas principalmente na tristeza. E considero que ele faz um bom Governo. Por outro lado, não sou mais prefeito. Não tenho, portanto, nenhum interesse pessoal em jogo.

Estou à vontade para meter a minha colher na maneira como o Presidente Lula está tratando os municípios. Começando pela questão das dívidas dos municípios com a Previdência e vice-versa.

Pra entender bem a questão, imaginemos o seguinte. Você me deve vinte e dois mil reais e eu te devo vinte e cinco. Qual é a solução de duas pessoas normais? Eu te pagar três mil e estamos conversados.

Mas, aí eu te digo que o meu crédito é líquido e certo, mas tu me dizes que tem umas parcelas que estão prescritas conforme decisão do STF e outras que eu enxertei umas coisas que não são devidas. E tu me dizes que o teu crédito é líquido e certo, mas eu quero examinar detalhe por detalhe e sem prazo, nem pressa.

Como todos os meses eu tenho que te repassar valores que eu arrecado em teu nome, eu digo, se tu não me pagares as parcelas do meu crédito eu fico com o teu dinheiro e depois a gente acerta. Já em relação aos teus créditos, eu digo que estou sem funcionários que possam ver se tu tens direito mesmo. E como a situação está ruim, eu resolvi dispensar alguns valores que são teus, mas eu é que arrecado.

E pra fechar, eu digo: tens que apertar o cinto.

Pra completar, a imprensa diz que tu és caloteiro e que eu sou “o cara”.

Em linhas gerais, trocando em miúdos, eu sou o Governo Federal e você leitor, é o Município.

Clique aqui, vá à Folha Online e leia mais.

6 thoughts on “A conta que não fecha

  1. Desculpe-me Prefeito , mas não consigo concordar com a sua opinião de que lula faz um bom governo. Acho que não.
    O único mérito dele , foi não ter transformado o Brasil numa Venezuela( respeito às Instituições) e,também por ter mantido a política econômica responsável do governo anterior.Só.Mas entendo que estas foram conquistas de toda a sociedade que ele não teria ambiente para mudar.
    Fora isso acho que ele é o nosso “Forrest Gump” , sempre está no lugar certo na Hora certa.
    Num período de prosperidade mundial qualquer um faria um governo razoável, mas ele não vai deixar nenhuma contribuição relevante para as próximas gerações.
    Ele não fez nenhuma reforma relevante , nenhuma privatização,inchou a máquina , tem uma visão estatizante ,governa com clientelismo , esteve envolvido com corrupção , transformou programas sociais relevantes em eleitoreiros, beijou a mão do Jader barbalho…
    Sorte dele ter herdado as finanças arrumadas do governo FHC , sorte dele ter um “grilo falante” como o Palocci , que não deixou ele fazer besteira nos primeiros anos, Sorte Dele ter um meireles no BC e sorte dele ter governado na prosperidade.
    Reconheça-se que ele tem uma estória de vida muito bonita , que é Hábil politicamente e consegue manter sua popularidade elevada. Nisso ele é insuperável.Nada gruda nele.
    Suas opiniões e frases às vezes tão estapafúrdias , viram folclore , mas não influenciam as bolsas , por exemplo.Sua popularidade mantém anestesiadas até a oposição, que tem atuação tímida mesmo em face dos maiores escãndalos.
    Dizem que os estados Unidos foram ousados em eleger um negro´para a Presidência . Um negro formado em Harvard é verdade, mas mesmo assim um enorme avanço.
    Mas corajoso e ousado mesmo foi o Povo Brasileiro de ter embarcado nesta aventura dos 02 mandatos de Lula . Foi um risco enorme de retrocesso .
    Poderíamos ter avançado muito mais.
    2010 vem aí.

  2. É UMA ATITUDE IRREGULAR POR PARTE DO GOVERNO FEDERAL QUE SEMPRE ARRANJA UMA DESCULPA PARA CONFISCAR OS RECURSOS DE ALGUMA INSTITUIÇÃO OU DIRETO DO CONSTITUINTE.

    OS PREFEITOS TEM QUE SE ORGANIZAREM E RESITIR A ESSE TIPO DE APROPRIAÇÃO. SENÃO ASSIM FICA MUITO FÁCIL PARA O ESTADO BRASILEIRO!

  3. Na verdade o governo é um excelente cobrador e um péssimo pagador são dois pesos e duas medidas quando você tem um débito com a Receita Federal este é acrescido de Multa, Juros de Mora e encargos legais, mais quando você tem a receber quando muito recebe o principal sem qualquer correção independente do tempo de vencido, o governo criou instrumentos legais com taxas fora da realidade brasileira para receber débitos mais para pagar não tem nenhuma pressa, tempo ou funcionário para processar o pagamento.
    Todos concordam que há uma crise na economia mundial, no entanto o Governo do Presidente Lula resolveu fazer não uma reforma mais a restauração do projeto original do arquiteto Oscar Niemeyer no Palácio do Governo que vai custar aos cofres públicos à singela quantia de R$ 103,2 milhões. Meu amigo é um valor astronômico, não da nem para imaginar todo esse dinheiro em espécie, e isso só para restauração, quanto será que gastaram para a construção do Palácio do Planalto?

  4. Grande Sarafa,
    Sou declarado seu eleitor, você pode contar com o meu voto se um dia precisar novamente, no entanto, o que deixa-me entristecido é a famosa prática do interesse e jogo pessoal, seu pensamento:

    “Por outro lado, não sou mais prefeito. Não tenho, portanto, nenhum interesse pessoal em jogo.”

    Na verdade, representa a vontade de todo o político, não é exclusivo do Sarafa, no entanto, essa abordagem é errada ao meu humilde ponto de vista, para mim, o político não tem que engolir sapo de outros colegas partidários só porque precisa no futuro de favores, isso é ridículo na política. Essa prática tem que acabar, precisamos de políticos que têm o interesse focado no bem da população, pois sem o apoio da população, o político está perdido.

    Sei que você trabalha de forma correta e por isso tem o meu apoio.
    Um forte abraço.

  5. Esse Sr. se já não o é, deveria ser presidente do PSDB! Foi um dos discursos mais “tucanos” que já li nos últimos tempos! Nem na mídia golpista se lê algo assim!

Comments are closed.