O INUTIL, A DESINFORMADA E O ESQUECIDO

O INUTIL, A DESINFORMADA E O ESQUECIDO

A Ministra Ideli Salvati, da Pesca, está em Manaus. Por conta da sua presença, houve uma entrevista em que ela, o Secretário de Produção Rural, Eron Bezerra e o Prefeito Amazonino Mendes resolveram se unir para me atacar por conta da obra do Terminal Pesqueiro.

Tenho sido ao longo do tempo tolerante com agressões partidas de variados setores, algumas até de aliados, que sempre mereceram o meu apoio pessoal e do meu partido, mas decidi que a partir de agora, para falar o português claro, quem pisar no meu pé vai levar uma bicuda na canela.

Destaco abaixo o que disseram sobre a obra o trio da Ministra, do Prefeito e do Secretário, segundo o Portal D24am:

SECRETÁRIO

O secretário de produção rural do Governo do Amazonas, Eron Bezerra, disse, nesta quinta-feira (31), que o terminal pesqueiro de Manaus é inútil, por, de acordo com ele, suportar apenas apenas 200 toneladas de pescado e, por isso, servir apenas “para embarque e desembarque de mercadorias”. Eron participa, nesta quinta-feira (31), do encontro da ministra de Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, com o governador Omar Aziz (PMN).

“Esse terminal pesqueiro é um engano, não tem utilidade. Ele suporta apenas 200 toneladas de pescado e ainda foi construído em cima de um lixão. Por isso nem pode ter sua capacidade ampliada, pois não suportaria. Creio que nem agüenta a capacidade atual. A Sepror nunca participou desse projeto”, disse Eron.

PREFEITO

O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PTB), disse que a gestão atual “não tem nada a ver com o terminal pesqueiro”. “Esse terminal tem projeto errado, equivocado, mal feito, descompromissado, um elefante branco que será devolvido ao Ministério”, disse Amazonino.

Questionado sobre um projeto alternativo ao atual terminal pesqueiro, o prefeito disse que Manaus não tem verba suficiente para isso, além de outro projeto. “Precisamos de recurso e um projeto verdadeiro, e é caro”, disse.

MINISTRA

“Ainda não podemos nos posicionar. A Câmara de vereadores de Manaus chegou a querer apresentar proposta de repassar a administração do terminal para o Ministério, mas há pendências judiciais. Há vários alegando ser donos do terreno onde atualmente está erguido o terminal”, disse a ministra.

Vou, então, antes de responder a cada um dos três relembrar os fatos para avivar a memória de quem está esquecido.

Terminal pesqueiro é um pleito antigo da cidade. Um porto que permitisse o desembarque do pescado para a cidade em condições de segurança. Em 2005, quando cheguei à Prefeitura, o desembarque do peixe era feito atrás do mercado central numa balsa de um particular. Decidimos transferir para a Feira da Panair e, embora sem as condições ideais, lá passou funcionar muito melhor do que antes. Até hoje é por lá que descarregam o pescado.

Naquele ano, o então Ministro dos Transportes Alfredo Nascimento comunicou-me que havia colocado no orçamento da União recursos para a construção do terminal pesqueiro, assim entendido um porto onde ocorresse o desembarque do pescado e para tal queria fazer o convenio com o Município. Existiam, porém, algumas condições a serem cumpridas pela Prefeitura e que eram as seguintes:

a)- Entrar com o terreno;

b)- Participar do investimento com contrapartida;

c) – Ao final da obra concluída, doá-la à União, para que o Ministério da Pesca o equipasse e, em seguida, definisse o modelo de gestão.

A foto abaixo documenta uma das reuniões:

Não hesitei um minuto em topar fazer o convenio, afinal era um pleito de cinqüenta anos. Ele foi celebrado lá na própria Feira da Panair, na balsa do desembarque do peixe, presentes eu, o Ministro Alfredo Nascimento, o Ministro José Fritcsh e o então vice-governador Omar Aziz. Na oportunidade o Governo do Estado comprometeu-se a doar o projeto, que foi feito pela PRI ENGENHARIA.

Ficou definido, por várias razões, que o melhor lugar era aquele onde foi erguida a obra. Eram dois terrenos e eles foram desapropriados e os valores correspondentes depositados em Juízo. Um dos supostos proprietários não tinha Registro de Imóveis. No processo de desapropriação a AGU – Advocacia Geral da União – habilitou-se para dizer que o terreno era de propriedade da União.

Ora, o assunto já ficou resolvido com o depósito do valor, que dirá na seqüência quando a própria União, a quem tudo será doado ao final, pela AGU diz que a área é sua?

A obra foi iniciada, prosseguiu sobre fiscalização do DENIT e TCU, e ao deixar a Prefeitura ela estava 95% pronta.

Amazonino assumiu repetindo o mantra de que tudo da minha administração era ruim e todos os problemas que não conseguia resolver eram culpa da administração passada. Seus objetivos políticos eram claros, mas no terceiro ano do seu mandato a população já entendeu tudo.

Em relação à obra do terminal pesqueiro, ele suplementou orçamentariamente mais CINCO MILHÕES DE REAIS para concluí-la, o que de fato aconteceu. A obra está pronta há mais de um ano e agora falta doá-la e entregá-la ao Ministério da Pesca para equipá-lo e definir o modelo de gestão.

Esses os fatos.

Agora as respostas.

AO SECRETÁRIO

Como disse, aquilo é um terminal de descarga para desembarque do pescado. Foi projetado para isso pelo Governo do Estado do qual ele foi secretário por quatro anos. O projeto não é ruim. É bom e foi aprovado pelo DENIT no Governo do Presidente Lula.

A câmara frigorífica prevista é de 200 toneladas, pois aquilo não se destina a ser um armazém de peixe. É para os barcos chegarem e desembarcarem o pescado. A câmara vai existir para eventualidades. Quem quiser armazenar peixe deve fazê-lo em outra área, arcando obviamente com os custos.

O terminal não foi construído em cima de lixão. Vejam a foto abaixo que desmente o secretário:

As obras do Terminal Pesqueiro: onde está o lixão?

O projeto foi feito pelo Governo do Estado, através da CIAMA, e ele diz que nunca participou. Vejam que no tapume está lá o nome da CIAMA e a bandeira do Governo do Estado estilizada, símbolo usado pelo governo passado e atual. Por que teria sido? Talvez pela pouca importância que lhe davam dentro do Governo do qual ele era secretário e não sabia o que acontecia. Inútil, portanto, era ele como secretário, já que nem lhe informavam do que estavam fazendo na sua área de atuação.

AO PREFEITO

Amazonino continua o “esquecido” e o megalômano de sempre. Disse ele que : “a gestão atual não tem nada a ver com o terminal pesqueiro”.

Como não tem nada a ver? O Município é uno, não existe o Município do Serafim, o Município do Amazonino.

E para refrescar a memória, quem foi o prefeito que suplementou a obra em CINCO MILHÕES DE REAIS? Foi ele que pelo visto está com profundas crises de amnésia.

Prosseguiu dizendo: “Esse terminal tem projeto errado, equivocado, mal feito, descompromissado, um elefante branco que será devolvido ao Ministério”. Afirma isso para tentar desqualificar o que foi feito por mim, mas não cola mais. Afinal, como é que alguém achando isso, coloca mais CINCO MILHÕES DE REAIS no projeto? E devolver ao Ministério da Pesca é obrigação do convenio que ele vai ter que cumprir.

O fecho da entrevista revela a sua megalomania: “Questionado sobre um projeto alternativo ao atual terminal pesqueiro, o prefeito disse que Manaus não tem verba suficiente para isso, além de outro projeto. “Precisamos de recurso e um projeto verdadeiro, e é caro”, disse.”

Ou seja, ainda nem colocamos para funcionar esse que deu tanto trabalho e ele já quer fazer outro e que ele vai logo dizendo que não tem os recursos, mas que é “caro”.

À MINISTRA

Como é que alguém vai a um estado e não se informa sobre os assuntos do seu Ministério?

A ministra é uma desinformada, para ser elegante com ela, porque poderia dizer que ela foi irresponsável em não se inteirar dos fatos, mas vou considerar a sua inexperiência na administração e principalmente na área em que está atuando como prêmio de consolação por haver sido derrotada nas eleições.

Se ela tivesse se informado com a AGU saberia a real situação do terreno, que não constitui nenhum obstáculo. Ela não sabe nem dizer se a Prefeitura de Manaus já entregou ou não a obra ao seu Ministério. E entregando ou não, pergunto eu, o Ministério dela provisionou os recursos para equipar o terminal?

Ela precisa melhorar as suas companhias que só lhe dão maus conselhos e informações erradas. E ela sai lá de Santa Catarina para fazer o jogo eleitoral de uns e outros em Manaus?

Pra cima de mim, não, Ideli.

14 thoughts on “O INUTIL, A DESINFORMADA E O ESQUECIDO

  1. Muito bem explicada sua resposta…

    A pior coisa que existe é a desinformação, ou em alguns casos, simplesmente dar uma de “joão sem braço”

  2. Esse Comandante Eron é uma égua que se acha “Genial”.
    Égua, vai pastar nas canaranas do Solimões e não atrapalha por aqui.
    Tem outro Terminal? Claro que não, tu não fizeste nenhum, e nem farás!
    Passa esse para nós, iniciativa privada, e tu verás como o negócio é bom.
    Por tua causa e de outros mau intencionados, o povo, aquele que pagou pela obra, salta dos barcos do interior, em balsas roliças que estariam melhor no teu… coração

  3. Dr. Serafim,
    Esse Eron Bezerra, o inútil, não aparece na nossa secretaria, abandonou a casa, vive fazendo política no Cinturão Verde de Manaus para eleger aquela outra desmiolada da mulher dele, igualmente despreparada, Prefeita de Manaus.
    A música diz bem:
    A GENTE SOMOS INÚTIL

  4. Só pela cara de cada um dá prá entender os adjetivos que vc Sarafa muito bem empregou.
    Salva-te Ideli das bicudas certeiras do Sarafa.
    O Alzaimernino precisa tomar seus remédios na hora certa prá não titubear na memória.
    O Erronildo precisa voltar aos bancos da faculdade pra saber distinguir um Terminasl de um Entreposto de pesca,
    Vamos continuar dandos a esses ignóbeis boas e certeiras SARRAFADAS. He!He!

  5. O Prefeito e o ex deputado Eron Bezerra por causa de brigas politicas, não estão nem ai com disperdicío com dinheiro publicos,graças ao Serafim manaus ganhou 1º terminal pesqueiro publico e a prefeitura não levou o projeto adiante e nem o governo do estado se interresou em ajudar a prefeitura.

  6. É SARAFA A PIOR ATITUDE DE UM SER HUMANO É CRITICAR SUA PRÓPRIA IGNORÂNCIA. EU TENHO QUE TE AVISAR NÃO SEI SE VOCÊ JA HAVIA PERCEBIDO, TODOS AS OBRAS: ESCOLAS POSTOS DE SAÚDE, PRAÇAS ETC. CONSTRUÍDOS OU REFORMADOS NA SUA GESTÃO ESTÃO SENDO NOVAMENTE REFORMADOS (PINTADOS)PELO SENHOR MENDES, AS VEZES ATÉ SEM UM PINGO DE NECESSIDADE, PELO QUE EU VENHO PERCEBENDO ELE QUER TIRAR TODAS AS MARCAS QUE TU DEIXASTE REGISTRADO NA TUA ADMINISTRAÇÃO. PORQUE O PARQUE DOS BILHARES NÃO VEM SOFRENDO MANUTENÇÃO? JUSTAMENTE PRA ELE SE ACABAR E SER REFORMADO, AÍ O SENHOR MENDES VAI MANDA REFORMAR E COLOCA A PLACA DA GESTÃO DELE (ESTE SENHOR É A DOR DE COTOVELO NO VERDADEIRO SENTIDO DA PALAVRA), UMA DAS COISAS QUE MAIS ADMIREI NA SUA GESTÃO FOI QUE VOCÊ OLHOU PELA POPULAÇÃO, TODAS AS OBRAS FORAM DE QUALIDADE E OLHANDO O BEM ESTAR DOS USUÁRIOS, ENQUANTO QUE NA GESTÃO DELE. OS ALUNOS AINDA TEM (APENAS ALGUNS) FARDAMENTO ESCOLAR PORQUE O TECIDO ESCOLHIDO ERA DE BOA QUALIDADE, NA GESTÃO DO SENHOR MENDES ATÉ AGORA NADA,OU SEJA, NEM TECIDO BOM E NEM TECIDO RUIM. LEMBRO COMO AS RUAS DA CIDADE ERAM LIMPAS COM FREQÜÊNCIA E AS PESSOAS AUTORIZADAS A COLOCAREM OS SEUS LIXOS ACUMULADOS PAREM SEREM RECOLHIDOS ( E REALMENTE ERAM)AGORA A COISA MAIS DIFÍCIL É VERMOS ESSE TIPO DE FAXINA E O QUE ACONTECEU? A CIDADE SOFREU UM SURTO DE DENGUE. PORTANTO QUEM É ELE PARA FAZER ESTE TIPO DE CRÍTICA? A RAIVA DESTE SENHOR É QUE TEM OBRIGAÇÃO DE FAZER MELHOR DO QUE O SARAFA E NÃO ESTÁ CONSEGUINDO.

    E POR FAVOR VERIFICA O QUE EU ESCREVI NO PRIMEIRO PARÁGRAFO, O FATO DELE ESTÁ TENTANDO APAGAR TODAS AS MARCAS DA TUA GESTÃO, APENAS MUDANDO A COR DA TINTA.

  7. É, esses são nossos líderes!

    Amazonino está visivelmente precisando se aposentar, mas resiste ao fato.
    Em três anos, não inaugurou uma obra própria, não está fazendo nada, não o vejo sequer começando algo. As obras inauguradas por eles são da gestão do Serafim, uma gestão péssima, de acordo com o prefeito.

    Tenho certeza que quem votou no Amazonino está amargamente arrependido.
    Só tenho uma coisa pra falar: Ano que vem tem eleição novamente

  8. Boa resposta. Entendo que essa é uma ótima linha a ser adotada. Incisivo mas sem perder o respeito. Tem que ser elogiada a clareza do texto, que é raro entre nossos políticos. Fica meu elogio.

  9. Poxa vida. Quão bom seria se fosse dado seqüência as obras do Administrador anterior, após os estudos realizados, sem utilização de política rasteira.

  10. Poxa vida. Quão bom seria se fosse dado seqüência as obras do Administrador anterior, após os estudos realizados, sem utilização de política rasteira. A cidade e nossa e temos que respeitar o interesse maior.

  11. A visita da ministra ao estado Amazonas foi desastrosa. A ministra sequer recebeu os membros da cooperativa de pescadores de Manacapuru. Ela foi muito mal instruída e mal assessorada.

  12. Realmente eu não ferramentas para saber quem tem culpa,ou quem fez o que deveria fazer, mas seus argumentos são muito bons.
    Já pode ser uma Advogado.

  13. Realmente eu não tenho ferramentas para saber quem tem culpa, ou quem fez o que deveria fazer, mas seus argumentos são bons.
    Já pode ser um advogado.

  14. Eu me pergunto como alguém que injetou milhões e milhões no CECON e que, em dois mandatos como governador, não conseguiu concluí-lo repassando ao ex-governador Eduardo Braga a tarefa de concluir aquele hospital. Eu fui morador do D. Pedro de 1972 a 1998 e vi aquela obra ser inciada. Foi concluída em 2003, salvo engano.

    Amazonino quer desqualificar seu antecessor, mas tropeça em suas próprias palavras. Ele mesmo se condena!!!

Comments are closed.