Monotrilho e Arena

Por Marcelo Ramos

Como já repeti várias vezes sou um entusiasta de Manaus como subsede da Copa do Mundo de 2014, menos pelo aspecto esportivo e mais pelo legado de infraestrutura social e urbanística.

Acontece que os últimos fatos relacionados às obras para o evento ligam o sinal de alerta. As obras relacionadas a transporte urbano (monotrilho) e a própria realização dos jogos da Copa do Mundo (Arena Amazônia) estão atrasadas e há ordens da Controladoria Geral da União e do Tribunal de Contas da União para que o Governo Federal não disponibilize os financiamentos para a execução de tais obras.

Sobre o monotrilho a Nota Técnica da CGU indica que se trata de um modelo de transporte de massa não devidamente testado e com péssimos resultados operacionais e econômicos onde foi instalado, com alto custo de implantação e operação, com prazo de conclusão das obras superior aos prazos estipulados pela FIFA, além do projeto básico com custos estimados que não contemplam todos os serviços e quantitativos necessários e com inviabilidade econômica do valor estipulado para a tarifa (R$ 2,50, enquanto a média nos países que têm monotrilho é de R$ 7,00).

Da mesma forma, a Arena Amazônia está com seu financiamento suspenso por uma determinação do Tribunal de Contas da União-TCU, por inconsistência no projeto básico e inviabilidade da obra. Assim, há 45 meses do início da Copa de 2014 estamos sem financiamento por inviabilidade técnica e econômica das obras de transporte urbano (monotrilho), para que as pessoas possam se deslocar com agilidade e conforto na cidade-sede, e do estádio, local de realização dos jogos.

Ou o Governo enfrenta essas questões com transparência e responsabilidade ou perderemos uma grande oportunidade de construir uma cidade melhor para nossa gente.

3 thoughts on “Monotrilho e Arena

  1. O Serafim vem propagando a muito tempo que o estado está individado. Escuto está conversa a pelo menos 06(seis) meses, aí vem os “iluminados” querendo desmentir os dados apresentados pelo Serafim.
    Quero ver agora que terminou o ano, como irão fechar o balanço do estado. Resta esperar.

  2. Deputado,
    Divida bem as coisas:
    Roubalheira é uma coisa, Copa do Mundo em uma cidade é outra.

Comments are closed.