Farinha pouca, meu pirão primeiro

O GLOBO de ontem, domingo, e O DIÁRIO DO AMAZONAS de hoje trazem os repasses feitos voluntariamente em 2008 pelo Governo Federal para os estados da Região Norte. A tabela abaixo sintetiza o assunto, em relação à região norte:

repassessarafa

Os números falam sozinhos. Está evidente que os Estados administrados pelo PT levaram vantagem. E vejam que essa tabela contempla os valores absolutos. Se dividirmos pelo número de habitantes, vamos ver que a distorção é maior ainda.

É claro que a captação de recursos depende de uma série de fatores. Projetos viáveis, capacidade de endividamento e de pagamento, por exemplo. No entanto, não foi por causa disso que a distribuição foi essa.

A razão foi outra.

Lembro-me que em 2007, quando governadores e prefeitos da região norte faziam romaria no Palácio do Planalto em disputa das verbas do PAC, a decisão foi destinar aos Estados do Pará e Acre e às Prefeituras de Rio Branco e Porto Velho os recursos a fundo perdido, ou seja, que ninguém precisa pagar. Para os demais, operações de crédito.

Qual é a coincidência?

Acre, Pará, Rio Branco e Porto Velho são administrados pelo PT.

Na verdade, e isso já tem algum tempo, está prevalecendo a máxima: “farinha pouca, meu pirão primeiro”.