O PROBLEMA É OUTRO

Matérias nos dois principais jornais da cidade – DIÁRIO DO AMAZONAS e A CRÍTICA – dão conta de a Secretaria do Tesouro Nacional negou a possibilidade ao Governo do Estado do Amazonas da realização de empréstimos para as obras da Copa do Mundo porque os gastos com pessoal do Tribunal de Contas do Estado teriam extrapolado os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal o que teria provocado a inscrição do Amazonas no CAUC , uma espécie de SPC do Governo Federal na relação com Estados e Municípios, e que impede a realização de qualquer operação.

Numa rápida pesquisa no site da Secretaria do Tesouro Nacional, verifica-se que, em relação aos relatórios da LRF, não há qualquer ressalva, mas nos remete a uma outra informação completamente diferente da que foi dada aos jornais pelo Governo do Estado.

Vejamos.

Acessando o site da STN, chega-se à tela abaixo.

O Estado do Amazonas está efetivamente inscrito no CAUC, e isso acontece desde antes da posse do atual Governador, e continua assim até hoje (quatro meses e não consegiu resolveu o assunto), mas por outras razões, quais sejam falta de prestação de contas e de certidões negativas.

Pesquisando no site do Tesouro, constatam-se irregularidades em convênio com a SUFRAMA, falta de prestação de contas em convênios com o DENIT e falta de certidões negativas referentes à Fundação Estadual dos Povos Indígenas e Controladoria Geral do Estado, conforme as telas abaixo (clique nas imagens para ampliar):

Esses fatos falam por si só e bem demonstram que a máquina do Estado não vem sendo administrada com o cuidado e a responsabilidade com que deveria ser.

5 thoughts on “O PROBLEMA É OUTRO

  1. É lógico que para obter o dinheiro necessário para a realização das obras que vão fazer parte da copa de 2014, é preciso estar com a documentação em dia. E eu acredito que o governo do Amazonas está trabalhando para resolver esse assunto, mas o que me deixa triste como amazonense é a desunião em torno do tema “copa 2014 no Amazonas”. Eu tenho um sonho de ver todos os políticos e intelectuais do nosso estado juntos na construção da Manaus que sediará os jogos da copa. Esse momento é de união, pois está em cheque a reputação de nosso estado em cumprir com o cronograma apresentado. Deixem de criticar e procurem ajudar, dando sugestões e participando do projeto que não é só de Braga, mas de todos os amazonenses. O governo deu a partida e nós temos o dever de ajudar, pois os benefícios serão de todos.

  2. Esta matéria (artigo) mostra a completa desordem, que estes senhores, deixaram o estado do Amazonas.
    Francamente, ainda andam pelo o interior do estado fazendo promessas eleitoreiras ou distribuindo rabetas, casas de farinha e até geradores de energia sem se quer ter um estudo técnico social da demanda.
    Ainda bem que em Apuí existe uma trincheira bem montada para resistir a estes tipos de políticos.
    Não queremos sorrisos, politicagem, rabetas, casas de farinha ou geradores de energia, queremos sim propostas e COMPROMETIMENTO.

  3. Pode ser séria uma instituição cujos membros são escolhidos por pessoas os quais ela deve fiscalizar? A Assembléia e o governador escolhem os membros do TSE, e o TSE fiscaliza os deputados e o governador. Isso só pode ser piada.
    Pode ser séria uma instituição que tem um Ari Moutinho? Depois de ter o seu nome envolvido com escândalos de corrupção, e não tem nenhum conhecimento técnico suficiente para exercer esse cargo.
    Esse tribunal tem moral para cobrar de alguém se ele não dá o exemplo?

Comments are closed.