O Estado está engessado

serafimcorrea_artigosJá está no ar o Portal da Transparencia do Governo do Estado do Amazonas no endereço www.sefaz.am.gov.br. Embora ainda esteja longe de atender a Lei Capi, já que só informa os totais de receita e de despesa sem qualquer detalhamento, ele permite ver que até maio foram arrecadados R$ 3.535.184.536,20, mas foram empenhados R$ 6.192.728.289,92.

Ou seja, considerando-se uma receita média mensal de setecentos milhões de reais, é possível projetar até o final do ano uma receita de oito bilhões e quatrocentos milhões de reais dos quais já estão comprometidos quase seis bilhões e duzentos milhões de reais.

Trocando em miúdos: até maio o Governo já gastou o que será arrecadado até setembro. De junho até dezembro – sete meses – ele só terá para gastar a arrecadação de outubro a dezembro, ou seja, três meses. Isso demonstra que daqui para frente a tendencia é o estrangulamento das contas, pois é difícil cobrir o gasto de sete meses com a receita de três. Isso é o mesmo que você ter comprometido através de compras no cartão de crédito quatro meses do seu salário, tendo que zerar essa dívida em sete meses.

Além disso o Governo do Amazonas, por ter quinze pendencias no CAUC – Cadastro Único de Convênio – continua impedido de receber recursos federais ou contratar novos empréstimos.

3 thoughts on “O Estado está engessado

  1. Mas tem que se levar em consideração as receitas “economizadas” do ano passado e vamos pensar um pouco Sarafa. O Eduardo não ia se “travar” em pleno ano eleitoral, né? Tendo que eleger Omar e ele próprio ele não ia deixar o Amazonas com obras paradas em pleno ano eleitoral.
    Por ser um visionário, o praticamente senador deve ter uma saída.

    Agora, o ex-ministro e acho que é senador Alfredo Nascimento, vai ter que explicar o por que não fez nada no MT.Ele vai ter que dizer por que o TCU encontrava irregularidades e por que só tem 1 UMA camada de asfalto nos trechos que entregou da BR-319.

  2. Isso só pode ser obra de BELZEBU. Ainda bem que os nossos governantes são os mais cristãos do mundo.

  3. Valeu Sarafá! É por isso que continuo sendo sua fã incondicional. Mas só nao entendo uma coisa. Além de Serafim, sou Gilmar Nascimento, vereador de seu partido.Tenho notado a discriminação que ele sofre até hj por parte de alguns aliados seus, mesmo sendo fiel à base. Tenho certeza que o senhor desconhece esse assunto, por isso trago ele a tona, para que possa ser averiguado e remediado por V. Exa., porque é muito chato ver que somente o Joaquim, o Elias e o Marcelo Ramos tem vez no partido. A prova é tanta que nunca divulgaram nenhuma linha sobre ele nesse blog, ao contrário do que fazem com os outros, de forma ostensiva.
    Assim, fica o alerta. Conte comigo e com minha família, meu Governador. SERAFIM 2010!

Comments are closed.