Praça da Saudade: O mérito de cada um

Hoje, no dia programado para a entrega da Praça da Saudade revitalizada, relembro post publicado originalmente no dia 7 de março.

A projeção de como deve ficar a Praça da Saudade
A projeção de como deve ficar a Praça da Saudade

A Praça da Saudade vai ser entregue nos próximos dias à população. E antes que isso aconteça, vou resgatar um pouco da história recente, até para que se dê o mérito de cada um.

Todos sabem que aquela praça sofreu uma série de degradações nos últimos cinqüenta anos, e a maior delas foi a construção de um prédio que serviu como sede da Secretaria de Educação, depois SHAM e por último da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

O saudoso e inesquecível Senador Jefferson Peres foi um entusiasta do resgate da Praça. O primeiro e principal obstáculo a ser removido era exatamente o prédio, que fora construído na área da praça. Ele entrou com uma representação no MP, e o promotor Paulo Stélio, por assim dizer, comprou a briga. Para superar as questões, aconteceram várias reuniões com a presença do próprio Jefferson, do promotor Paulo Stélio, da Prefeitura, representada pelos secretários Carlos Valente, Claudemir Andrade e Cristiane Sottomayor, e do Governo do Estado pelos secretários Robério Braga e Lélio Lauria.

Praça da Saudade era um item de agenda sempre que eu e o Jefferson conversávamos. Ele era um ardoroso defensor do resgate do Centro Histórico e nesse sentido empenhou-se bastante.

Para resolver o problema, chegou-se a uma equação em que os obstáculos eram os seguintes: 1) A mudança da SEJUS para outro prédio; 2) A concordância do Governo do Estado para a derrubada do prédio; 3) A elaboração do projeto de restauração, em comum acordo; 4) Recursos para a realização da obra; 5) Retirada dos que ocupavam aquele espaço.

Com a mudança da Assembléia Legislativa para sua nova sede, a SEJUS mudou-se para o Palácio Rio Branco. Na seqüência, com a posição favorável dos secretários Lélio Lauria e Robério Braga e do Procurador Geral do Estado, Frânio Lima, o Governador Eduardo Braga concordou que a Prefeitura derrubasse o prédio, o que ocorreu conforme mostra a histórica foto abaixo.

A primeira marretada para derrubar o prédio
A primeira marretada para derrubar o prédio

Ao mesmo tempo em que o prédio era derrubado, os que ocupavam a praça foram removidos, o projeto elaborado pela equipe da Prefeitura foi aprovado, e o Senador Jefferson Peres, através de emenda de sua autoria, alocou recursos da SUFRAMA em favor da Prefeitura de Manaus para que o resgate acontecesse, sendo logo em seguida repassados os recursos.

O discurso registrando o início da remoção do prédio
O discurso registrando o início da remoção do prédio

Na minha administração, a Prefeitura derrubou o prédio, uma operação complicada, mas que foi concluída sem qualquer acidente; removeu os vendedores alojados há muitos anos; cercou a área; fez a licitação e contratou a obra; deixou o dinheiro em caixa para que o contrato fosse executado, a praça fosse restaurada e devolvida ao povo de Manaus.

A atual administração prosseguiu na execução do contrato, pagando a construtora com os recursos que ficaram em caixa e que foram repassados pela SUFRAMA por força da emenda do Senador Jefferson Péres. Não quero aqui fazer qualquer juízo sobre o tempo que a obra demorou. Até entendo que quinze meses é um prazo razoável para uma obra de restauração daquele porte.

Ao que estou informado a obra, que teve o acompanhamento pela Prefeitura da arquiteta Cristiane Sotomayor, técnica de reconhecida competência e que participou de tudo desde o início, será entregue até o dia 31 deste mês.

Não sei se vão querer repetir o que fizeram quando das inaugurações do Viaduto Gilberto Mestrinho ou da Passagem de Nível Antonio Simões, oportunidades em que tentaram esconder os méritos da minha administração. Se repetirem, paciência, isso para mim não faz nenhuma diferença.

Agora será uma estupidez sem precedentes omitir que sem a participação direta e decisiva do senador Jefferson Péres, Manaus não estaria recebendo de volta a sua Praça da Saudade.

Ele merece todas as homenagens pelo resgate da Praça da Saudade e se eles não vão fazer o registro, eu já o faço aqui e, por certo, muitos dos que viveram todos esses momentos, e mais a imprensa, haverão de fazê-lo.

De onde o Jefferson estiver, e por certo está no lugar reservado aos bons e justos, estará alegre em ver, lá de cima, um sonho que não foi possível realizar enquanto por aqui esteve.

14 thoughts on “Praça da Saudade: O mérito de cada um

  1. Serafim, nem se iluda; eles vão sim repetir o ocorrido na inauguração do viaduto. Pelo menos espero que Alfredo Nascimento não faça parte disso… de novo!!!
    Mas indecências à parte, gostei do que li no jornal Diário do Amazonas (não é “merchan”), na coluna Claro & Escuro (página 2) sobre sua reunião com Alfredo e o ministro Alexandre Padilha em Brasília. Estou torcendo muito por esta aliança e já visualizo nossas lideranças estaduais com a sua presença.
    Seria interessante se os internautas tivéssem um endereço que fosse possível contato com o Alfredo. Se for possível, posta no seu blog algum contato. O Alfredo precisa saber que o teu eleitorado está do lado dele.

  2. Tudo que o Amazonino tem feito, é tocar teus projetos iniciados lá trás.Praça, viadutos, passagem de nível. Será que terá a honra de convidar ao menos Dna. Marlídice Peres?
    Aguardemos…

  3. Quero aqui deixar meus agradecimentos ao finado Sen. Jeffeson Peres e ao ex-prefeito SERAFIM pela inicativa deta complexa obra sei que não foi facil lutar contra a correnteza de quem não queria que a prefeitura mostrasse seu trabalho, sei que manaus sabe lembrar que foi de vossa autoria o projeto e o dinheiro que ficou em caixa para conclusão da obra é merecido o vosso merito tanto quanto de quem concluiu a obra, não lembrar de vossa senhoria seria uma tremenda falta de respeito. Parabens e o AMAZONAS aguarda sua volta (mesmo trazendo uma mala á tiracolo)

  4. Por tudo isto posto, não seria nenhum absurdo que algum Vereador enviasse projeto de lei dando merecidamente à Pça. da Saudade o nome de PRAÇA DA SAUDADE DO SENADOR JEFFERSON PÉRES.

  5. Obrigado Serafim por entregar mais uma obra na Cidade de Manaus!Graças a ti a praça está uma maravilha!Pena que tu não estava lá para entregar. Até agora as obras que foram inauguradas foram planejadas na tua gestão!
    Enquanto isto, o povo está esperando pelas mil creches, pelo caminhão com internet na Zona Leste, pelos Shopings do Entretenimento(praças), aumento de R$ 60,00 do Bolsa Família, Prefeitura itinerante, Unidades de Atendimento Odontológico nos bairros e outras mil e uma promessas do atual prefeito!
    Será que o povo vai esperar outras eleições pra eleger o atual prefeito pra ele cumprir com suas promessas?
    fala sério!

  6. SARAFA essa praça deveria se chama. PRAÇA DA SAUDADE JEFFERSON PERES

    espero quando começar o horario politico o sarafa amostri na televisão relembrando o que e ele fes como prefeito.
    e que deixou para o atual prefeito faser

    SARAFA E ALFREDO JUNTO PARA O GOVERNO COM APOIO DE LULA E VITORIA CERTA

  7. O senador Jefferson Péres deveria mesmo ser homenageado emprestando o seu nome honrado a Praça da Saudade. Serafim, o povo e Deus sabem na hora certa escrever bons capítulos nessa novela chamada Vida.
    Tanto é que se você tivesse levado a Prefeitura, o que é um orgulho para qualquer político administrar, não teria talvez a chance que tem agora de administrar o Amazonas.
    Só ou coligado com Alfredo agora é a sua vez.
    Você merece tudo de bom que aconteça, nunca na história da justiça fostes alvo de algum processo de corrupção.
    Talvez estejamos em lados opostos, mas nunca deixarei de mencionar o quanto enobrece a política amazonense. Parabéns!

  8. Agora as pessoas pensam que politico só vence eleição se for com apoio do Lula, pura ilusão.

  9. Vai ver que político também vence eleição com apoio do Fernando Henrique Cardoso (FHC), do PSDB, partido do Artur Virgílio…

  10. CONHECI ONTEM A PRAÇA. FICOU LINDA, MESMO NÃO TENDO OS NOMES CERTOS NA PLACA…(NEM TUDO É PERFEITO).
    OBRIGADA SARAFA POR, JUNTO COM O SEN JEFERSSON, TER PENSADO NO POVO DE MANAUS E EM SUA QUALIDADE DE VIDA!
    ESPERO QUE A ATUAL GESTÃO, NÃO ABANDONE ESSA PRAÇA, COMO JÁ FEZ COM OUTRAS OBRAS DA CIDADE…
    ESPERO QUE O POVO DE MANAUS VOLTE PRA LUZ! KKK
    ABRAÇO.

  11. Concordo que a placa devia ter citação e ao senador, pessoa de quem tanto sentimos saudades… Ao menos essa homenagem ele merecia, pois todos, próximos dele ou não, conheciam o AMOR (sim, amor) que ele sentia pela cidade de Manaus, pela história desse local. Ele merecia todas as homenagens possíveis.

Comments are closed.