A realidade é bem diferente

serafimcorrea_artigosNo último final de semana acompanhado do deputado federal Marcelo Serafim e dos vereadores de Manaus Marcelo Ramos e Elias Emanuel, fiz mais uma viagem pelas calhas dos Rios Purus e Madeira. Estivemos em Tapauá, Canutama, Lábrea, Pauini, Boca do Acre, Humaitá, Santo Antonio do Matupi, Apuí, Sucundurí, Manicoré, Novo Aripuanã e Borba.

A realidade é completamente diferente do que diz a propaganda institucional do Governo do Estado. As sedes dos municípios, como regra, estão destruídas. Isso é uma constatação fácil de ser feita por quem se dispuser a ir até o local. Repito o que já disse anteriormente: é a completa ausência do estado.

Por outro lado, é grande o número de obras iniciadas e paralisadas. Por exemplo: em Tapauá, existe um hospital em construção há catorze anos. Isso mesmo : 14 anos. Outros hospitais com obras que se arrastam anos e anos existem também em Pauini e em Borba.

A malha viária das cidades está totalmente destruída. Sobram placas de propaganda, falta trabalho.

Quem quer venha ser o novo governador eleito nas próximas eleições terá como primeira providencia ao assumir fazer um levantamento completo de todas essas obras e, em seguida, buscar concluí-las e colocá-las a serviço da população.

Hoje não existe nenhum compromisso, ao menos, de manter obras importantes que foram feitas no passado em infra-estrutura como é o caso da estrada que liga Apuí à Novo Aripuanã, fundamental para escoar a produção, e que se encontra intrafegável.

Quando o estado, no sentido amplo, chega é para coagir o homem pobre do interior. Em Lábrea, o Instituto Chico Mendes chegou lá levando o terror. Funcionários armados invadiram pequenas marcenarias, prenderam madeira e até mesmo pescado para o sustento das famílias, num equívoco enorme que provocou, como não poderia deixar de ser, a indignação da população.

Registre-se que o que está sendo devastado de forma descontrolada é o sul de Lábrea, onde o poder público não vai, talvez porque lá estejam os “grandes”. Foram na sede do município onde não há devastação. A questão é que até mesmo a Igreja da cidade está em área considerada como reserva ambiental. Ai…

O nosso povo está lá há séculos e manteve a floresta preservada. Sempre soube conviver com ela. Temos autoridade para defender que a nossa gente tire da floresta o mínimo para o seu sustento.

Agora, depois de assistir os depoimentos mais emocionados e ver a situação do interior, é um choque chegar em Manaus e ficar sabendo que o Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, ganhou 300 mil reais para vir aqui dar aulas sobre desenvolvimento sustentável.

Que que é isso?

Logo ele, que representa uma sociedade que destruiu as suas florestas, dizimou as populações nativas, é o maior poluidor do planeta, recusou-se a assinar o protocolo de Kioto e boicotou a COP-15?

Não dá. Aí é brincar com coisa séria.

Voltando ao caso de Lábrea lembrei-me dos versos de Lampião que diziam:

“Deus perdoe os intendentes,

os grandes, os ricos e os mandões,

que de nós se lembram,

em duas ocasiões,

ou para pagar os impostos,

ou para votar nas eleições.”

22 thoughts on “A realidade é bem diferente

  1. Se você quer que nós acreditemos que se você for eleito governador, a coisa vai ser diferente, então isso também é brincar com coisa séria.

  2. Caro Sarafá,
    Terror mesmo quem tocou foi o poder público local, tanto executivo como legislativo, que fez o povo de “massa de manobra” com auxílio providencial do Estado, através da SDS.
    O povo sofrido e esbulhado está nas reservas e não na sede do municipio, este sim, só tem o ICMBio a olhar e lutar por eles.

  3. Execelente texto, Sarafa. O ex-presidente veio foi fazer propaganda. Veio é participar de uma macacada. O Amazonas e o Brasil estão sendo vítimas de grupos políticos que utilizam da questão ambiental para se promover. Tem gente falando de meio ambiente que nem sabe a formula química do metano e fica igual papagaio de pirata na mídia internacional.

    Que saudades dos senadores Mestrinho e Péres. Estudiosos da questão amazÔnica. Infelizmente estão quebrando a indústria de moveis, de madeira e de pesca, por que meia dúzia que vive de fazer terror e outra meia dúzia que tem fazenda onde cria gado na Amazônia, mas que agora posa de capitão planeta ganhando dinheiro com babaquices como esse crédito de carbono. Dando R$ 50.00 e achando que isso resolve a vida do caboclo. Minha sincera opinião essa política ambiental está muito equivocada.

    A pergunta a quem interessa o estrangulamento da região amazônica??? Cientistas já afirmaram que o clima a cada 30 ou 50 anos muda. Como se fosse uma cobra trocando de pele. Um dia desses falaram que criar boi era ruim, agora provaram que não tem nada com o clima. A floresta quando explorada racionalmente é um motor de desenvolvimento.

    Deixo uma idéia. Coloque as suas possíveis propostas para a temática ambiental, Sarafa. Abraços.

  4. Campanha conta a extinção do Caboclo Amazônico

    Serafim Correa gostaria de pedir a sua permissão para lançar aqui no seu Blog a campanha contra a extinção do Caboclo Amazônico. Do jeito que a coisa vai em breve a Amazônia não terá mais habitantes, o Caboclo Amazônico será um animal extinto, condenado a morrer de fome, porque ele não pode caçar, pescar ou plantar para garantir a sua sobrevivência e de sua família, hoje o Caboclo Amazônico tem menos valor que uma árvore de castanheira, um jacaré ou um macaquinho mico leão dourado, a moda no mundo agora é ter o seu nome ou de sua empresa associado à preservação da floresta Amazônica, o problema é que estão esquecendo do ser humano do homem que habita a Amazônia. Salve o Caboclo Amazônico!

  5. Só de passagem …

    Conta-se que no século passado, um turista americano foi à cidade do Cairo no Egito, com o objetivo de visitar um famoso sábio.
    O turista ficou surpreso ao ver que o sábio morava num quartinho muito simples e cheio de livros..
    As únicas peças de mobília eram uma cama, uma mesa e um banco.
    – Onde estão seus móveis? Perguntou o turista.
    – E o sábio, bem depressa olhou ao seu redor e perguntou também:
    – E onde estão os seus…?
    – Os meus?! Surpreendeu-se o turista.
    – Mas estou aqui só de passagem!
    – Eu também… – concluiu o sábio.

    “A vida na Terra é somente uma passagem… No entanto, alguns vivem como se fossem ficar aqui eternamente, e esquecem de serem felizes.”

  6. Se eu fosse o senhor mandaria investigar o passado do vereador Herivaneo Seixas de Humaitá.
    O senhor vai ter uma grande decepção ao constatar o modus operandi que o jovem vereador utilizou pra chegar aonde chegou, ou seja, de um simples vendedor de fita cassete pirata a rico empresário humaitaense.
    Nem estudando na melhor universidade americana, a pessoa teria condições de evoluir seu capital em pouco tempo em muitos R$.
    Tenha cuidado Sarafa, antes só do quê mal acompanhado, ao menos que o senhor seja do tipo: Para formar aliança, não descarto nem o capeta. Para governar somente com Deus.

  7. Como conhecedor dos fatos decorrentes do relatado acima sobre as deficiências na calha do Purus, aqui estou para atestar o estado de calamidade em que alguns dos municípios desta calha estão. Posso falar com propriedade maior ainda, sobre Canutama, com a obra da Escola Estadual paralisada, bem como o desabamento da orla daquele município, uma obra mal realizada que somente onerou os cofres públicos! Estamos de olho, as eleições estão aí e apesar da 86% de aprovação do Governo Estadual, creio que esses números não refletirão em votos!

  8. Olá Sarafa.
    Bom que você voltou ao tema meio ambiente. Viu o que ocorreu em Lábrea? Ao que me consta, foi em diversos municípios. Em Manacapuru não tem madeira nem para fazer casa de cachorro. Os descendentes de índios, antes cabcocos, agora voltaram a ser chamados de índios, não tem como fazer nem arco e flexa. Parece gozação, mas onde vão encontrar madeira de manejo legal para retirar e fazer flexas? Porisso já havia lhe alertado para possível apoio a verdes alienígenas (Minc e outros). Volto oportunamente.

  9. Caro Sarafa, ótimo seu texto sou conhecedor daquela era de Borba, Manicoré e Novo Aripuana, sei que a maior parte do povo não está na sede do municipio e sim nas comunidades próximas, esse sim é o povo sofrido, mas é o povo feliz que podemos elege-los como reais representantes dos Povos do Amazonas. Para finalzar só um adendo, se me permitir, o ex-presidente Al Gore é uma assumidade no que ele faz, não que ele mereça a nossa grana, ainda mais para ensinar os padres daqui a rezar missa, e o mesmo parece não fazer parte de seu pais de origem, pois ao contrário dos EUA ele defende com todo afinco o meio ambiente.

    Abraços Sarafa, estaremos juntos na camapanha…

  10. O negócio é que o povo é idiota. Aprovo o texto acima e vejo o Sarafa com bons olhos.Candidatei-me recentemente a presidência de minha associação, levando propostas serias de reorganização e desenvolvimento, porém a chapa da situação “ganhou” sem nenhuma proposta. Em politica o conchavo eleitoral é presente em todas as esferas.

  11. Ei! te digo uma coisa o próximo governador terá que ter muito jogo de cintura, pois o que saiu gastou tudo e um pouco mais, o governo do Estado vai sentir muito num futuro próximo os gastos que houveram agora. O conselho que te dou, meu caro Serafim,quando assumíreis o governo faça logo uma auditoria nas contas do Estado e deixe tudo a par da sociedade.

  12. O Lampião falou para todos os Intendentes desde 1930.Sabem o que era um Intendente :Era um PREFEITO ANTES DE 1930.

  13. Infelizmente a realidade dos nossos municípios dos interiores são essas, total abandono. A maioria dos prefeitos dos interiores não tem compromisso em trabalhar e dar continuidade a obras deixadas pelos antecessores e não tem ideia de gestão pública. É preciso nossa sociedade acordar para esse grave problema que acontece nos municípios. Eu já visitei vários interiores e todos estão abandonados. E não precisar ir longe para constatar o descaso. Espero que nesse ano de eleição as coisas mudem e mudem para melhor.

  14. Caro Serafim,
    mesmo que a democracia nos leve a ter a mente aberta para novas informações, digo-lhe que fiquei perplexo ao ver o link no Sr. José Dirceu em seu blog.
    Como dizia o velho ditado “Diga-me com quem andas e te direis quem és”, proponho ao nobre politico repensar suas amizades.
    Abraços.

  15. O desgoverno braga esta sucateando tudo. é negocio dele é construir e deixar pra la. hospitais novos como o 28, spa, jao lucio, caics, caps e maternidades. assim como tambem nas escolas!! tudo sucateado sem recursos materiais e humanos, bonitinho por fora, dentro um inferno. so tem dinheiro pras cooperativas medicas. concurso nem pensar. cooperativas inescrupulosas que nao contribuem para a amazon preve que esta quebrada. e as mesmas ainda utilizam espaco publico para lucrar com o sucateamento do sus e passar uma imagem negativa do mesmo!!! uma injustica com a constituicao de 88 que criou o sus. nas cooperativas so entra que tem qi. concurso nunca mais para os novos formandos de todas as areas!!!
    gostaria de ver suas propostas para saude e educacao. sucatear ou reequipar as unidades atraves de concurso publico e acabar com esta máfia de branco???

  16. O abandono no nosso interior do estado e latente. Lembro do episódio recente das obras não realizadas pelo governo do estado no alto Solimões. Um governo fictício no qual amparado pelas instituições que deveria fiscalizar o dinheiro público não o faz por pressão do grande chefão. Faço um apelo para essa pessoa idôneo, seria e honesto Senhor SERAFIM CORREIA, que eu e minha família temos a esperança que tempos novos viram e você esta incluso a esse projeto.

  17. Caro Sarafa,meu comentário na realidade não tem haver com este artigo mas sim,com uma matéria veiculada no Bom Dia Brasil de hoje que me fez ter “Orgulho de viver em Manaus”,ou pelo menos de ter tido um prefeito como o senhor.Apresentavam os ‘Lixões” das capitais nordestinas e a vergonha das crianças que vivem do que encontram nesses lixões.Dizia a matéria que este problema só pode ser resolvido pelos governantes,que devem evitar a todo custo o trabalho dos menores e principalmente trabalho tão insalubre.E então me lembrei do senhor;de como transformou o lixão em Manaus e das cooperativas de reciclagem…É Sarafa,o senhor foi um prefeito que atacou o que precisava ser atacado,tem que voltar….Estamos esperando…

  18. O ex-governador usa oque tem de melhor a seu favor:
    1 – Uma equipe que faz uma “PROPAGANDA” genial.
    2 – Mente com a maior cara-de-pau.
    3 – Persegue todos que são contrários à pessoa dele, inclusive um mestre de cerimônias do sul do estado.
    4 – Os investimentos do estado do Amazonas em Apuí nos últimos 7 anos e 3 meses são menores que as emendas parlamentares.
    5 – Se ele fosse tão respeitado assim o candidato dele (leia-se OMAR AZIZ) a prefeito de Manaus teria ido para o 2º turno.
    6 – Tenho lá minhas dúvidas quanto a eleição dele a senador.
    Serafim é sim no momento o melhor e mais preparado candidato a governo do Amazonas.

  19. Quanto ao ICMBio tenho lá minhas dúvidas??!!!….
    Se não me engano tem uma ex-freira que atende pelo nome de MARTA…
    Sobre ela vou usar do ‘silêncio”.

  20. olá Sarafa!
    taí o que o povo queria votaram no NEGÃO e agora tão no BURACÃO…
    você foi um bom prefeito mas faltou divulgar os seus trabalhos.

    ja tenho 16 anos e pela primeira vez vou votar e meu voto é seu, meu e da minha familia… “com certeza”

    abraços

Comments are closed.