Quem brinca como fogo, ou se queima ou faz xixi na cama

serafimcorrea_artigosO transporte coletivo, principalmente nas médias e grandes cidades brasileiras, é o problema mais complexo com que todos os prefeitos se deparam. Não há milagre para a questão. A melhora depende de um conjunto de fatores e da superação de muitos obstáculos.

Digo isso porque durante quatro anos lidei com o assunto conseguindo avanços importantes, mas longe de uma solução definitiva. Destaco: a informatização do sistema, o PASSAFÁCIL, a meia passagem aos estudantes, a integração temporal, permitindo a boa parte da população fazer duas viagens pelo preço de uma, a manutenção da tarifa, a renovação parcial da frota com mais de 600 ônibus novos que substituíram os mais velhos, etc.

Em 2005/2006 o Governo Federal fez um diagnóstico completo do tema, para, em seguida, formalizar um projeto de lei que cria o marco regulatório da mobilidade urbana, encaminhado ao Congresso Nacional, mas ainda hoje não votado. Quem quiser conhecer melhor o tema clique aqui.

O prefeito Amazonino prometeu durante a campanha que rapidamente resolveria todos os problemas do transporte coletivo, sem, no entanto, dizer como e quando. Na prática, no dia-a-dia das pessoas, o sistema só piorou. Nada de ônibus novos, redução das meias passagens aos estudantes, redução da integração temporal, aumento do preço além do que previa o contrato, são alguns exemplos negativos. Além da degradação do sistema em determinadas áreas por força de acordos feitos com “kombeiros” nas eleições de 2008, crime eleitoral evidente e caracterizado.

Aí, de repente, o Prefeito resolver brincar com fogo.

Primeiro disse que vai trazer 900 ônibus da China para uma empresa estatal, o que fez muitos lembrarem as 140 manduquinhas que trouxe para a Polícia importadas dos Estados Unidos e que se acabaram em poucos meses pela falta de manutenção, ante a ausência de peças de reposição.

Depois foi a um programa de televisão e anunciou que vai reduzir a passagem de ônibus ainda esta semana. Ganhou a manchete de todos os jornais. No dia seguinte, mandou a sua assessoria dizer que não era bem assim. As imagens, porém, falam mais alto. E aí ele sai com aquela conversa de que precisa fazer estudos, e por aí vai.

Ora, transporte coletivo exige da Prefeitura atenção, dedicação, busca de objetivos. E fazendo tudo isso, ainda assim as dificuldades são muitas. Agora imaginem levando na brincadeira como ele está fazendo.

Isso é o mesmo que brincar com fogo. E como diziam os mais velhos no tempo de criança: “menino que brinca com fogo, ou se queima, ou faz xixi na cama”.

12 thoughts on “Quem brinca como fogo, ou se queima ou faz xixi na cama

  1. Sarafa,
    Tu tens que ter uma pegada mais forte, denunciar essa bandalheira na próxima campaanha, destruir essa corja que saqueia nosso estado há anos e esse hipócrita do Amazonino. Eles te tacaram pedra demais, mas têm telhado de vidro!! Vai firme!!!

  2. Eu creio que os lençois da cama do prefeito sejam trocados todos os dias, pois do jeito que brinca com fogo …!

    Ou então, quem sabe, deve estar completamente chamuscado.

  3. Realmente não passa de um menino, só que menino espertalhão, vide sua fortuna. Se vai reduzir, porque aumentou? Teria sido, para desviar essa diferença para paraísos fiscais, e viver nababescamente, jogando dominó, pescando e viajando para o exterior. FORA

  4. Sr. Serafim, vejo que o Transporte Coletivo é um problema sério em todo Brasil. Aqui em Manaus, na sua gestão melhorou, mas faltava muito mais!Vc melhorou muitas coisas, como Integração Temporal, fim das filas no Sinetram etc. Não entendo, é que nesta atual gestão,tudo que você tinha implantado, está sendo modificado de tal forma! Não pertenço a nenhum partido político!!!
    Estou aqui de forma a externar o que penso! Na atual Administração Municipal, há muitas discordâncias, muito “autoritarismo” e nenhum trabalho sério. Até parece que o povo nesta atual administraçào é um nada!!!

    Percebo, que parece que a população de Manaus sofre de “retocesso mental”.Parece que todo mundo está “dormindo”. Ninguém fala nada, ninguém reclama!!! O Prefeito engana o povo, brinca, não faz nada e o povo nada!!!

    Lembro que em algumas vezes, o Sr. foi vaiado em alguns lugares. Tudo bem, não podemos agradar a “gregos e troianos”!!!

    Mas o que eu vejo hoje, é uma população apática, calada, ninguém reclama, tá todo mundo mudo!!!

    Os ônibus, que seriam trocados até o fim de 2009, nenhum foi substitu;ido como deveria ser.

    Agora, o atual prefeito, depois de aumentar a passagem pra “afagar o ego” dos empresarios do Transporte Coletivo, vem dizer que vai a passagem e depois recua!!!

    Ora, como ja disse. Nao pertenco(estou com probelmas no teclado do computador)a nenhum Partido e nao estou aqui dizendo que vou votar no SR. Mas, a meu ver, o que o atual prefeito esta fazendo é brincando com a cara das pessoas!!!

    Nao entendo, como as pessoas ficam caladas, sem acao,inertes a tudo!!!

    Ate quando, ate quando, vamos ter que conviver com o cinismo, com a falta de respeito,com a indecencia com o povo de Manaus, que colocou este atual Prefeito na Prefeitura?

    Chega, estou com vergonha, nao de mim, mas de meus ” conterraneos” que ainda nao aprenderam a votar!!!

    Chega, penso ate em votar nulo, pra nao ter que me sujeitar as “sandices” de quem coloca estas pessoas no Poder!!!

  5. É MEU EM AMIGO SERAFIM, NEM TODOS TEM A AUDACIA DE CUMPRIR A PALAVRA EMPENHADA .

    SAUDADES
    GRAZIELA

  6. O Sr colocou o Miamoto na IMTU e o transito so piorou…acreditar que o Sr tenha uma solução tecnica, depois do Miamoto…fica dificil! Fora os Buracos…Acredito que o sr seja bem intencionado…mas…sua administração foi media…aceite as criticas…senao vai repetir os erros de sua passagem pela prefeitura…Se acha que foi otima…lamento…para mim foi pessima no transporte e eu usava o transporte coletivo.

  7. Sarafa, não sei o que esse senhor ainda faz na prefeitura!!! ele só faz besteira!!!

    VOLTA SARAFA!!!

  8. nenhum prefeito,governador ou presidente vai fazer milagre aenda mais que estamos em um país de terceiro mundo . Mais tipo do males o menor eu prefiro o Senhor do que o Amazonino .

  9. Caro amigo Serafim,
    “Antes de mais nada, eu não acredito muito em ficar milionário com a floresta em pé”. Dá para acreditar que essa frase imbecil tenha sido expelida por um pré-candidato ao governo do estado que pretende ser ícone na luta pela defesa do meio ambiente?
    Saiu no jornal A Crítica de 10/02/2010 em entrevista coletiva do Sr. Alfredo Nascimento e pasme, não repercutiu na mídia que se apresenta com um viés ambientalista. Também não foi comentada nem na sociedade civil, na científica, na política ou no bas-fonds (acredito eu).
    Na atualidade é impossível pleitear a governança do nosso estado, sem que se proponha priorizar a defesa de nosso maior patrimônio natural: a floresta amazônica. Não é como alguns – com virulenta má fé – propalam que os ambientalistas desejam cercar a floresta para perenizá-la. Defendemos a exploração sustentável, dando ênfase ao ecoturismo e biotecnologia.
    Não me alongarei, mas o apoio de Lula e Dilma ao PR (o partido que mais desmata no Brasil) demonstra o quanto eles “gostam” do Amazonas e de seu exuberante bioma.
    Até breve
    mario santana

  10. Desculpe-me a retórica, mas nenhum moderador irá me dar aulas de educação. Tenho consciência do que escreví e não ofendí a imagem de ninguém. Reitero com indignação de amazonense que a frase é imbecil e agride o meu imo de povo da floresta.

    Cordialmente

    mario santana

    P.S. Sugiro folhear o Aurélio ou o Houais!

Comments are closed.