O mérito de cada um

serafimcorrea_artigosFoi entregue ao público o Viaduto da Bola do Coroado, terceira obra do Complexo Viário Ephigenio Sales (as outras duas são o Viaduto Miguel Arraes e a Passagem de Desnível Antonio Simões), que objetiva estabelecer um corredor viário permitindo que alguém saia do Aeroporto de Ponta Pelada e chegue à estrada da Ponta Negra, ou vice-versa, rapidamente parando em poucos pontos, sem engarrafamentos. Ou seja, cruze a cidade.

Foi uma obra pensada, projetada, licitada, contratada, mais de 70% construída em minha administração que deixou contratados os recursos com a CAF – Corporação Andina de Fomento – para a sua conclusão bem como para outros projetos viários (o contrato foi de 75 milhões de dólares).

Além disso, foi a minha administração quem superou os impasses com as concessionárias de luz, água, telefonia e desapropriações bem como com o INPA. Numa ironia do destino, eu já não era mais Prefeito, mas fui eu quem retirou um embargo judicial à obra.

A contratação do empréstimo da CAF para obras viárias em Manaus só foi possível em junho de 2008. Foi muita luta nos bastidores e nas negociações. Registro a importância da ação dos três senadores pelo Amazonas – Artur Virgilio, Jefferson Praia e João Pedro – que viabilizaram a aprovação no Senado, bem como o espírito público da diretora da CAF no Brasil , Dra. Moira Paz Estensoro, sem o concurso de quem não teríamos contratado tal empréstimo.

Pelo lado da Prefeitura é de Justiça registrar a ação dos Secretários de Obras, Porfírio Lemos, na primeira fase e Paulo Farias, na segunda. Quanto à contratação do empréstimo destaco o empenho de Marcus Barros, Sandro Breval, Onildo Lima, Paulo Farias e Ananias Ribeiro.

A atual administração recebeu a obra em andamento, com os recursos disponíveis e a está concluindo. Essa é a sua parte.

No entanto, usando recursos públicos tem feito uma campanha publicitária tentando vender a imagem de que a minha administração era lenta, que a dele é rápida e que o mérito é unicamente dele.

Quanta mentira diante dos fatos!

Aliás, o que a atual administração fez além das duas obras para as quais deixei o dinheiro em caixa?

Nada!

Foto: Divulgação Semcom
Foto: Divulgação Semcom

Não cumpriu as promessas das 1.000 creches, das carretas com Internet, do fim do turno intermediário, da Bolsa Família Municipal ou da redução do preço da passagem de ônibus.

No próximo dia 31 de março, quando ele renunciar a Prefeitura entregando-a ao crime organizado, vai dizer que está atendendo o chamamento do povo para ser candidato a Governador, mas não terá nada para mostrar. Pensa que como de outras vezes vai conseguir enganar o povo mais uma vez usando a Prefeitura como trampolim.

Ilude-se com o que lhe dizem os seus mais chegados. Se sair às ruas, andar, conversar, ele vai ver que a realidade é outra, mas esse problema é dele, não é meu.

A verdade é que a obra que está sendo entregue ao povo e que vai melhorar a vida de muitos foi, em sua maior parte, feita na minha administração. Não adianta querer iludir que não conseguirá. Isso seria o mesmo que o próximo Governador que vai inaugurar a ponte sobre o Rio Negro querer tirar os méritos do Governador Eduardo Braga, que está deixando a ponte parcialmente pronta mas com os recursos assegurados para a sua conclusão.

Assim como mérito da construção da ponte será preponderantemente da administração do Eduardo, embora não venha a ser inaugurada por ele, o mérito da construção do Complexo é preponderantemente da minha administração, apesar do Amazonino insistir em dizer o contrário.

17 thoughts on “O mérito de cada um

  1. O pior é ver que alguns semáforos vão continuar e o cara de pau do atual prefeito ter coragem de dizer que essa obra durou APENAS 11 meses.

    É fazer pouco caso de quem sofre desde 2008 por causa daquela obra. Congestionamento e etc.

  2. Serafim, esse complexo viário teve início na sua gestão e você mesmo não estando na prefeitura está de parabéns!

    O atual prefeito não fez nada somente concluiu obras excelentes da sua gestão.

    Vamos ver as obras prometidas no horário eleitoral se vão sair do papel ou se vão ser arquivadas.

    Um grande abraço!

  3. Foi muito engraçado ouvir a propaganda da atual prefeitura nas rádios da cidade: “Em 11 meses entregamos o ..”

    Tá vendo como eles fazem?…

    Muitos diram que te falta malicia…

  4. Eu fui a essa tal inauguração e vi ele falando muitas asneiras…
    Os tais 11 meses, que disse ser tempo recorde, e outras besteiras, logicamente, atacando o Serafim, chamando de “aquele rapaz que me entregou a prefeitura cheia de falhas…”
    Ele (o Amazonino) em si é uma falha e não sabe do que está falando.

  5. É verdade Serafim,quem passava ainda em 2008 pela cosme Ferreira atrás da SEMUSP ao lado da mini vila olímpica,pôde visualizar centenas de estruturas de concreto que iriam moldar os túneis. É muito fácil concluir uma obra assim, com dinheiro em caixa (CAF) e com parte estrutura de concreto armado pronto, além das pendengas judiciais resolvidas.

    Daniel costa.

  6. O atual prefeito e aqui cabe respeito pelos seus 70 anos confunde alhos com bugalhos. Amazonino entregou ontem uma obra iniciado no seu governo e portanto deveria honrar a educação que recebeu no Colégio Estadual e ter convidado para inauguração você, Serafim . Fez um comício bem no estilo populista e quase apareceu mais que o homenageado da noite que era o ex-governador e ex-senador Gilberto Mestrinho.
    Cabe aqui uma observação quanto ao filminho que ele passou ontem com direito a música, caracterizando uma campanha. E ainda diz que não será candidato ao governo do Estado este ano.
    Amazonino continua no século passado, mas o principal culpado é voCê, Sarafa, pois não fechou o cadeado e prendeu de vez o leão dentro da jaula. Invés disso deixou ele sair.

  7. É Sarafa… Já era de se esperar que esse sujeito fizesse isso. Já estamos acostumados, pois ha 20 anos ele faz o mesmo tipo de política. Os debates também mostram claramente o que ele costuma fazer: desmereçer o trabalho dos outros, pegar o trabalho dos outros e dizer que foi ele quem fez, mentir para a população sobre os cofres públicos e ainda jogar a culpa nos outros. Infelizmente Sarafa, foi dado a esse sujeito uma chance para ele entrar, e ele, muito matreiro e macetiado na arte de mentir e seduzir a população, que ao meu ver, parece “mulher de malandro”, ainda cairam no papo dele.
    A falta de cultua infelizmente impede que a verdade e as bem-feitorias com resultados a longo prazo sejam vistas. O povo ainda está nessa de que bom governante é aquele que faz obras pra cima e não em baixo da terra.
    Fazer o que, né?…
    Continuo com você cara e tenho o orgulho de dizer que nunca votei nesse artista que está aí com o rabo entre as pernas, sabe lá porquê…

  8. Caro Sarafa,
    Parabens pela contribucão que voce deu ao transito de nossa cidade, ao pensar e executar o complexo viario Efigenio Sales, tenha certeza que este grupo que se perpetuou no poder por decadas, já mais executariam uma obra de vital importancia para a cidade como é esse complexo, ainda mais com os recursos minguados existentes na PMM, na sua gestão, vocé sim teve a coragem de mesmo sem recursos, investir cada tostão em obras para o coletivo e não a particulares como tem feito este grupo.O prefeito atual dez que é rapido, que faz e acontece, que é o melhor do Mundo, só não explica porque tendo sido prefeito por duas vezes, governador por três não resolveu antes, os problemas cruciais de Manaus, entre eles o mais visivel como é o caso do transito. Se ele fosse tão efeciente assim, não teria deixado nunhum vaduto mais para ser construido, pois quando governador teria fieto todos. Portanto a obra é sua, foi vocé que idealizou, licitou, conseguiu os recursos e executou mais de 70% dela.Parabens e a luta continua

  9. SARAFA, JÁ ESTOU FICANDO COM PENA DO AL CAPONE DO AMAZONAS, TAMBÉM CONHECIDO COMO ATRAZONINO MENDES, POIS TODA VEZ QUE ELE TENTA LHE ATACAR COM MENTIRAS, VOCÊ DEVOLVE COM VERDADES QUE DOEM NELE!

    VAMOS CONTINUAR LUTANDO!

    SARAFA, VOLTA LOGO!

    ABRAÇOS!

  10. REALMENTE OS MERITOS DESSA IMENSA OBRA É TODO DA SUA ADMINITRAÇÃO , POREM COMO SEMPRE O MEGALOMANÍACO AMAZONINO ´MENDES QUE NAO FAZ NADA NA SUA ATUAL ADMINISTRAÇÃO E AINDA QUE SER DE NOVO GOVERNADOR
    E TEM MAIS ELE VAI TENTAR USAR O EDUARDO BRAGA OUTRO MEGALOMANIACO EM MÉDIA ESCALÇA , E DEPOIS VAI DAR UM CHUTE NELE E SAIR FALANDO MAL DO RAPAZ KKKK
    AVANTE SERAFIM NOS ESTAMOS COM VOCE PARA O QUE DER E VIER
    ABRAÇO

  11. Como estão preocupados, com suas viagens ao interior do estado, perderão mais tempo falando mal do sarafa de que apresentando a obra que cá entre nós foi projetada, criada e implantada pelo sarafa. Parabéns.

  12. CARO SERAFIM CORRÊA,

    PARABÉNS POR MAIS UMA OBRA DE SUA ADMINISTRAÇÃO.
    POR MAIS QUE SE TENTE MUDAR A HISTÓRIA DISTORCENDO OS FATOS, COMO É A PRÁTICA DESSE ATUAL CHEFE DO EXECUTIVO MUNICIPAL, MAZOCA “ARMANDO SEMPRE” MENDES, COMO FEZ COM O HOMENAGEADO DO COMPLEXO DO COROADO, BÔTO MESTRINHO (QUEM ESTEVE NA POSSE DO PRIMEIRO MANDATO DA MAZOCA LEMBRA QUE ELE ARRASOU COM A ADMNISTRAÇÃO DO BÔTO, EOLHA QUE ERA SEU CANDIDATO. E AGORA TENTA FAZER MÉDIA COM O NOME DO FINADO), NÃO SE PODE NEGAR QUE OS MÉRITOS DESSAS INAUGURAÇÕES SÃO SEUS.
    QUEM ACOMPANHA O DIA-A-DIA DA NOSSA CIDADE SABE: QUEM DEVERIA ESTAR SENDO HOMENAGEADO NAQUELE PALANQUE ERA VOCÊ, NÃO AQUELAS RATASANAS FAMINTAS QUE SE ENGALFINHAVAM EM BUSCA DE APARECER PARA O POVO LUDIBRIADO PELO ESTELIONATO ELEITORAL.
    PARABÉNS SERAFIM CORRÊA, FORÇA NA LUTA PELA DIGNIDADE E PELA ÉTICA NA POLÍTICA DE NOSSO SOFRIDO ESTADO.
    PRECISAMOS DE MAIS SERAFINS NA VIDA PÚBLICA.

  13. Eu só estou um pouco confuso porque O Amazonino diz que não vai se candidatar ao governo, e fala com firmeza, e você diz que ele vai, bom, você deve seus argumentos, mas muitas pessoas que eu conheço dizem que vão anular os fotos deles nas próximas eleições, como se isso fosse resolver o problema de eleger políticos trambiqueiros, pois já não confiam em mais ninguém, eu falo para essas pessoas que é só assistir os programas eleitorais e estudar as propostas e procurar saber se as propostas são possíveis e procurar saber, também, do passado político e pessoal do condidato.
    Ah! você já ouvi que um certo locutor de rádio que criticava os corujinhas na sua administrção, e agora tem até um “momento radar” para divulgar os pontos onde os corujinhas estão instalados?, pois é, como os interesses mudam!

  14. Esse é o ” Gagazonino “, aquele que mente, engana e só fala asneiras. Passaram-se 400 dias, e, só inaugura obra dos outros. Vulgo “Prefeito Jacamim”.

  15. Se houvesse civilidade poli’tica , como no Chile, o ex-prefeito serafim seria o convidado de honra e mereceria homenagens pela ajuda ” sine qua non ” que deu para a realizacao desta importante obra, que vai de fato gerar algum ali’vio no sofrido transito desta cidade…
    Ao atual prefeito , tal atitude so’ revela a sua pequenez de espi’rito ( pu’blico) em n~ao reconhecer quem de fato viabilizou a obra.
    Parabe’ns Sr. serafim!
    Amazonino , maior moleza que esta , so’ tomando ” sopa de minhoca “.

  16. Eu me pergunto sempre o porquê de o atual prefeito lhe fazer tantos ataques. Daqui a pouco, Amazonino o responsabilizará pelo terremoto ocorrido no Haiti, pelo sumiço dos jovens em Luziânia-GO, pelas chuvas no sul-sudeste do país, pelo fiasco do governo do Obama, etc…

    Não se passa um dia sem que ele lhe desfira ataques políticos! Por que será que ele tem tanto medo do sr??? Ele tem a “máquina” a sua disposição. Então, por que o medo???

Comments are closed.