Novos artigos de Arthur Neto, César Maia e Cristóvam Buarque

Perdemos mestre Aurélio. Juntou-se a Fafá, minha eterna secretária, e a essa grande artista plástica que foi Bernadete Andrade, dona de obra enorme, que, infelizmente, ainda não está devidamente catalogada – brinco com meus filhos que tenho tantos quadros da Berna que um dia, o do reconhecimento, ficarei rico, ou eu ou eles -, suas queridas e saudosas filhas. Também foi juntar-se a dona Alicinha, minha querida e dileta amiga.


Trecho de “Aurélio Carneiro de Andrade”, do senador Arthur Virgílio Neto (PSDB), publicado originalmente no jornal Diário do Amazonas. Clique aqui e leia o artigo na íntegra. Clique aqui e leia o artigo na íntegra.

AS PROJEÇÕES catastróficas feitas após setembro de 2008 e a quebra de instituições financeiras nos EUA apontavam para crise tão grave quanto a de 1929. Mas não levaram em conta que o gasto do Estado em nível mundial, como proporção do PIB, é agora quase três vezes maior. O gasto público não acompanha os ciclos econômicos e é sempre menor que a profundidade da crise. Mais ainda depois que o keynesianismo deu a receita para que cumprisse função anticíclica. Sempre que se tem uma expectativa muito negativa sobre qualquer coisa e a realidade não é tão ruim quanto se imaginava, a sensação de alívio dificulta uma análise cuidadosa da crise e de seus desdobramentos.


Trecho de “Brasil sai mal da crise”, do senador e ex-ministro da Educação Cristóvam Buarque (PDT), publicado originalmente no Blog do Noblat. Clique aqui e leia o artigo na íntegra.

Há exatos cem anos, saía da vida para a história um dos maiores brasileiros de todos os tempos: o pernambucano Joaquim Nabuco. Político que ousou pensar, intelectual que não se omitiu em agir, pensador e ativista com causa, principal artífice da abolição do regime escravocrata no Brasil. Apesar da vitória conquistada, Joaquim Nabuco reconhecia: “Acabar com a escravidão não basta. É preciso acabar com a obra da escravidão”, como lembrou na semana passada Marcos Vinicios Vilaça, em solenidade na Academia Brasileira de


Trecho de “Nós, escravocratas”, do senador Cristóvam Buarque (PDT-DF). Clique aqui para ler a íntegra do artigo.