Hotéis e aeroportos: A hora é agora

O Brasil vai sediar a Copa de 2014 e as Olimpiadas de 2016, mas parece não ter se dado conta das enormes responsabilidades que isso significa. Falta muito para termos as condições exigidas a começar pelos aeroportos e pelos hotéis.

Lembro-me que em 2004, quando da inauguração do TECA III, no Aeroporto Eduardo Gomes, na presença do Presidente Lula, o INFRAERO anunciou para “em breve” daria início às obras de ampliação da estação de passageiros. Hoje, decorridos cinco anos nada aconteceu concretamente. Nem ao menos a licitação está feita, embora Manaus seja o terceiro aeroporto do Brasil em faturamento do INFRAERO.

Na hotelaria Manaus avançou bastante. Novos hotéis, principalmente nas proximidades do Distrito Industrial foram inaugurados. No entanto, ainda é pouco e a maior prova disso foi a recente FIAM, coincidindo com a visita do Presidente Lula e de presidentes de outros países. Faltaram vagas e algumas delegações dormiram em motéis.

A hora de agir é agora. Não vai dar para esperar mais cinco anos para começar as obras do Aeroporto, muito menos ficar de braços cruzados na atração de novos empreendimentos hoteleiros.