A culpa sempre é… dos outros

 

Ao centro, Domingos Chalub, presidente do TJAM
Ao centro, Domingos Chalub, presidente do TJAM

Alguns especialistas em comunicação sugerem que um homem público sendo questionado por alguma coisa de sua responsabilidade, sem que tenha justificativa, saia do canto do ringue colocando a culpa em outro, de preferência que esteja distante e seja abstrato.

Coisas do tipo: “A culpa é da crise”.

Ao que parece foi um desses consultores que orientou o Coronel Dan Câmara, comandante da Polícia Militar, a dizer que os culpados pelo aumento da violência em Manaus eram: a crise econômica, a enchente e o mutirão carcerário promovido pelo Tribunal de Justiça por orientação do CNJ.

Bem, a crise tem que ser discutida com o Barak Obama e a enchente sabe-se lá com quem, mas o mutirão carcerário tem responsáveis e estes reagiram.

O Desembargador Domingos Chalub chamou a cúpula da segurança para discutir o assunto. E de saída a Juíza Anagali Bertazzo que integrou a comissão que fez o mutirão desmontou os dados. Segundo ela, menos de 5% dos presos que foram soltos voltaram a prática de crimes. Caiu a justificativa, desapareceu o culpado.

Claro que ainda existem dois “culpados”, mas ninguém espere que o Obama vá chamar alguém da PM para discutir o assunto. Muito menos o “responsável” pela enchente.

Por oportuno, lembrar que um pouco de humildade faz bem nesses momentos. Será que não é o caso do Coronel fazer algumas reflexões, do tipo:

– Será que é justo alguém que foi condenado a ficar cinco anos no cárcere e já está há seis, continuar preso? Ou quem já tem direito ao regime semi-aberto continuar no fechado? Será que isso melhora?

– Será que a PM conta com efetivo, viaturas, enfim com as condições necessárias a cumprir seu dever?

– Será que nas delegacias de polícia o efetivo é em número necessário para elucidação das ocorrências todos os dias?

4 thoughts on “A culpa sempre é… dos outros

  1. Serafim Corrêa,

    Creio que já está na hora de alguém fazer um estudo sobre o impacto das demissões na ZFM no índice de violência em Manaus.

    Nunca se empregou tanto no PIM, apesar de representarem tão pouco em relação ao número de habitantes de Manaus.

    A diferença desta conta pode ser vista no número de desempregados, camelôs, motobois, etc…

    Quando o Coronel Dan falou da crise, apesar da oportunidade de fazer piada com o Obama, ele mostrou que até os errados podem estar certos algum dia.

    Mas isto não interessa. O Coronel vai para a fogueira, porque é disto que precisamos, de bruxas para botar a culpa.

  2. Olá Dr. Serafim, gostaria de saber, pois até às 15:55 ainda são tem em nenhum site ou blog, se houve julgamento do antonio peixoto, prefeito de itacoatiara. será que ele foi cassado ontem, pois estava na pauta de julgamento do TRE-AM . GRATO pela resposta

  3. É lógico que não nos falta homens, viaturas ou armas para combater o crime. O que nos falta é planejamento para combater as áreas onde a criminalidade são mais acentuadas.

    O coronel Dan, que só não disse que a culpa por assaltos nas paróquias serem dos padres, que foi “levantado” a coronel da noite para o dia não está fazendo um bom trabalho. A polícia técnica é defeituosa, as áreas de maior periculosidade são abandonadas e as viaturas são presentes apenas nas vias principais.

    Ninguém entra nas ruas adjacentes e onde era tranquilo hoje em dia é um horror. Que o diga o Japiim e o Petrópolis. No segundo bairro, sede do Batalhão da PM, ninguém anda depois das 20h por trás do Batalhão da PM.

Comments are closed.