“Nunca a profissão do bibliotecário foi tão útil”, diz Serafim Corrêa durante solenidade

O bibliotecário é um profissional que tem sido fundamental para o melhor desempenho da cidadania e emancipação social do cidadão amazonense e brasileiro. A avaliação foi feita pelo presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 11ª Região, Jean Charles Racene dos Santos Martins, durante sessão especial em homenagem ao Dia do Bibliotecário, realizada na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM).

A sessão especial foi promovida pelo deputado estadual Serafim Corrêa (PSB). O evento reuniu profissionais da área da educação, e representantes de entidades, como, Seduc, UEA e Ifam.

Foto: Marcelo Araújo

“Agradeço ao deputado Serafim Corrêa pela lembrança e pela importância que ele sempre deu a nossa profissão. Ao contrário do que muitos acreditam, os bibliotecários ainda são muito importantes, apesar do advento da internet. Nosso ofício também vem se aperfeiçoando e se modernizando para de adequar aos novos tempos”, disse Jean.

Autor da homenagem, Serafim declarou que o surgimento de novas tecnologias de informação e comunicação são elementos facilitadores e parceiros na execução das tarefas cotidianas dos bibliotecários.

“Nunca a profissão do bibliotecário foi tão útil, e nós não podemos permitir que ocorra uma ruptura com os dados que nós temos armazenado no passado. Pois enquanto não tivermos a digitalização das bibliotecas nada vai substituir a necessidade de cada um consultar um livro de papel. A turma nova já vem nesse novo contexto. Nós não podemos esquecer que é nas bibliotecas que temos o nosso passado e teremos o nosso futuro. Nós temos que superar essa transição do impresso para o digital”, disse Serafim.

Data

No Brasil, o Dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980, a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre.