DataFolha: Serra na frente; Ciro e Dilma embolados

José Serra, Dilma Rousseff, Ciro Gomes e Marina Silva
José Serra, Dilma Rousseff, Ciro Gomes e Marina Silva

A Folha de São Paulo de hoje,16, domingo traz nova pesquisa do DATAFOLHA para a Presidência da República. Nela, o governador de São Paulo, José Serra, continua na frente com 37% das intenções de votos e venceria no primeiro turno, se as eleições fossem hoje, porque a soma das intenções dos demais candidatos é inferior as dele.

O cenário fica muito mais favorável ao tucano quando o nome de Ciro Gomes é excluído da pesquisa. Sem Ciro, Serra vai a 44%.

Quando o nome de Serra é retirado, Ciro chega na frente de Dilma.

A conclusão que se tira da análise dos dados é que sem a candidatura Ciro à Presidente dificilmente haverá segundo turno. Com ele na disputa, já será difícil, mas sem ele é praticamente impossível.

Bom registrar que pesquisa é o filme de um momento. Esses números amanhã poderão ser outros, mas, no momento, é o reflexo da realidade.

Leia a íntegra da matéria transcrita da FOLHA DE SÃO PAULO:

DATAFOLHA – Serra mantém dianteira sobre Dilma e Ciro; Marina tem 3%

Tucano oscila um ponto para baixo e tem 37% das intenções de voto para presidente – Pesquisa Datafolha mostra que a ministra da Casa Civil mantém os 16% da pesquisa de maio e está em empate técnico com Ciro Gomes

JOSÉ ALBERTO BOMBIG
DA REPORTAGEM LOCAL

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), mantém a dianteira na corrida pela sucessão do presidente Lula, em 2010, e, pela primeira vez, vê a pré-candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), permanecer estável entre um e outro levantamento, revela a nova pesquisa Datafolha.

O tucano tem 37% das intenções de voto, um ponto percentual a menos do que no levantamento anterior, em maio. Dilma se mantém nos mesmos 16% e tecnicamente empatada na segunda posição com o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) -15%, o mesmo índice de maio.

A pesquisa, realizada entre os dias 11 e 13, mostra ainda que a entrada da senadora e ex-ministra Marina Silva (PT-AC) na corrida praticamente não provocou, pelo menos até agora, alteração nos índices dos líderes. Cobiçada pelo PV para encabeçar uma chapa ao Planalto, ela só atinge 3% das intenções.

A diferença entre Dilma e Serra, que já esteve em 35 pontos percentuais em março de 2008, quando a ministra largava com 3%, caiu de 22 para 21 pontos. Desde o final do ano passado, a petista, que luta contra um câncer linfático, é presença constante em eventos e solenidades pelo país, quase sempre ao lado de Lula.

“Marina, neste momento de largada, não ameaça os líderes. Mas o resultado de Dilma pode ser um indício da estabilização da sua pré-candidatura, temos de esperar para saber”, afirma diretor-geral do instituto Datafolha, Mauro Paulino.

A margem de erro da pesquisa, feita a 14 meses das eleições, é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O presidente do PT, Ricardo Berzoini, fez um apelo público para que Marina não deixe o partido. Os petistas temem um estrago na pré-candidatura de Dilma se a senadora aceitar o convite do PV, pois ambas trafegariam na mesma faixa do eleitorado, avaliam governistas e até a oposição a Lula.

Em ambos os cenários em que é testada, Marina, porém, só atinge 3% dos votos. Dilma tem 17%, com Serra na disputa, e 19%, sem a presença do tucano e governador paulista. “A senadora ainda não é reconhecida como candidata. Ciro tem muito mais potencial do que ela no momento”, diz Paulino.

Dividido entre concorrer ao governo de São Paulo a convite de Lula e tentar de novo o Planalto (como em 1998 e 2002), Ciro assume a ponta nos dois cenários em que Serra não é testado, com 23% e 21%.

Sem Ciro, Dilma atinge seu melhor desempenho e ganha oito pontos percentuais em comparação com o principal cenário, chegando a 19%, mas Serra também sobe a 44%.

Quando Serra não é citado como candidato, o governador de Minas e também tucano, Aécio Neves, chega a 20% no cenário sem Ciro, seu melhor resultado e quatro pontos atrás de Dilma e Heloísa Helena (PSOL), ambas com 24%.

Os dois tucanos travam disputa ainda silenciosa no PSDB pela candidatura em 2010.

Mesmo afirmando que só se preocupa em governar São Paulo, Serra tem viajado para o Nordeste, onde é grande a popularidade de Lula.

O presidente é mais lembrado pelos eleitores, segundo o Datafolha, quando não são apresentados os pré-candidatos. O apoio de Lula a um candidato poderia levar 42% dos brasileiros a votar nesse político.

DATAFOLHA

Vantagem de Serra vai de 13 pontos no Nordeste a 40 em SP – Tucanos querem abrir diferença de 4 milhões de votos em SP; PT planeja reforçar agenda no Estado

DA REPORTAGEM LOCAL

A menor diferença entre o tucano José Serra e a petista Dilma Rousseff, de acordo com a nova pesquisa Datafolha, ocorre entre os eleitores dos Estados das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

Em compensação, no Estado de São Paulo, governado por Serra, o levantamento aponta ampla vantagem do pré-candidato do PSDB a presidente.

No Nordeste, onde Serra fez diversas incursões recentemente, ele tem 31% das intenções de voto contra 18% de Dilma -13 pontos de diferença, a mesma vantagem que tem nas regiões Norte/Centro-Oeste.

Em suas análises eleitorais, a direção petista avalia que Dilma tem potencial para encostar em Serra e até superá-lo no Nordeste, onde Lula foi bem na eleição de 2006 -teve 77% dos votos válidos no segundo turno contra o então candidato do PSDB, Geraldo Alckmin.

Mas o próprio PT reconhece que a situação dela é preocupante em São Paulo e irá incrementar sua agenda no Estado.

Serra tem 51% das intenções contra apenas 11% da petista entre os paulistas. Ciro Gomes (PSB), que também cogita concorrer ao governo de São Paulo, está empatado tecnicamente com Dilma. Ele alcança 12%.

Os tucanos avaliam que, se Serra abrir sobre Dilma uma diferença de 4 milhões de votos no Estado, ele amplia ainda mais sua chance de se tornar o próximo presidente. O cálculo leva em conta o fato de o governador ser bem conhecido nas demais regiões, pois já foi ministro da Saúde e disputou a eleição presidencial de 2002.

Reservadamente, os petistas paulistas compartilham o raciocínio, mas afirmam que Dilma está longe de seu teto em São Paulo. Na semana passada, a ministra participou de uma grande festa da militância do PT na capital do Estado.

Até o final do ano, a ministra deverá intensificar sua agenda entre os paulistas vistoriando obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Quando o candidato tucano é o governador mineiro Aécio Neves, o melhor desempenho do PSDB ocorre na região Sudeste, onde ele chega a atingir 31%. Mas, em São Paulo, Aécio empata com Dilma em 14% no principal cenário para ele. Ciro tem 24%. (JAB)

6 thoughts on “DataFolha: Serra na frente; Ciro e Dilma embolados

  1. Acho que houve um engano. Serra nunca ganharia no 1o turno. Você esqueceu de somar as intenções de voto de Heloísa (12%) e Marina (3%).
    Sergio.

  2. Meu caro Sarafa!

    Raciocinando com o meu umbigo, digo que a melhor opção seria a ministra Dilma Roussef sair como vice de Ciro Gomes. Isso aglutinaria as forças que não querem aceitar a volta do PSDB ao poder. Digo isto pensando nas regiões norte, centro-oeste e nordeste, além de dividir os votos no sudeste e sul. Tenho ciência da baixa popularidade da ministra Dilma, principalmente em SP. Nada mais lógico do que uma aliança entre PT e PSB. Mas tenho que lembrar que nem sempre uma aliança nacional é bem vinda no âmbito local.

    Ah, falando de âmbito local, fico reticente com o PT-AM que o apoiou em 2004 apenas para tirá-lo no próximo pleito achando que a alta popularidade do presidente Lula seria suficiente para dar força ao PT local. Repetiram o mesmo erro de 1982 ao dividir a oposição e deixar o caminho livre para o recém-falecido Boto e seus herdeiros pudessem iniciar uma dinastia que já dura 27 anos. E olha que o Boto já fazia campanha (mesmo que velada) desde 1979, quando criou o slogan “Rumo Certo Com Gilberto”. O erro se repetiu ao dividir o bloco e deixar o atual prefeito, apoiado por uma mídia suspeita, retornasse à vida pública.

  3. O melhor seria ciro ser candidato em sao paulo com sua excelente bagagem e secar o psdb na raiz!!!

  4. Deus me livre mais um mandato do retrógrado e incompetente petismo. Lula é só engôdo. Cadê as reformas??? PT SÓ DESTRÓI ESTADOS OLHA OS QUE ELE GOVERNA…

  5. que eu saiba o pt nao governa sao paulo (policia movida a proprina) nem rio grande do sul onde pedro simon, o santo, apoia yeda que será cassada e a midia esqueceu disso e so fala em gipe suina, crise do senado, cpi da petrobras e o inutil depoimento da lina. ex-receita federal vinda exatamente do estado rio grande do norte onde reina agripino maia pfl primo de agarciel maia do senado, mas ninguem enxerga isso, por que será que a cegueira da midia é seletiva??

Comments are closed.