Economistas são homenageados em Sessão Especial na Aleam

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) homenageou nesta terça-feira (14) os economistas do Amazonas pela passagem do Dia do Economista, por meio da sua entidade de classe, Conselho Regional de Economia (Corecon-AM). O autor da Sessão Especial é o deputado José Ricardo (PT), economista e que também já teve a honrar de presidir esse Conselho.

No dia 13 de agosto de 1951, o então presidente Getúlio Vargas sancionou a Lei nº 1.411, que passou a regulamentar o exercício profissional do economista. Somaram-se a esta lei o Decreto n.º 31.794, de 17 de novembro de 1952; a Lei n.º 6.021, de 03 de janeiro de 1974; a Lei n.º 6.537, de 19 de junho de 1978; e a Lei n.º 6.206, de 07 de maio de 1975. É este conjunto legal que regulamenta a profissão de economista no Brasil. No Amazonas, este profissional também é valorizado, a começar pelo Corecon, autarquia federal legalmente constituída para registrar, disciplinar e exercer a fiscalização das pessoas físicas e jurídicas que atuam no campo profissional do economista.

José Ricardo declara que essa é uma justa homenagem aos economistas, conhecidos por serem os profissionais da prosperidade, mas que não perde o foco da pobreza, da miséria e do meio ambiente, ao contrário, busca construir uma sociedade mais justa e igualitária, na qual todos tenham acesso às condições básicas de inserção social. “Profissionais que se dedicam ao planejamento, às progressões e aos projetos de desenvolvimento, nesse caso, do Estado do Amazonas. Parabéns  a todos os economistas pelo seu dia”.

O presidente do Corecon, Francisco Mourão Júnior, disse que é com muita alegria que se faz presente nessa Sessão Especial. “Nossa profissão está completando 67 anos no Brasil e 46 anos no Amazonas. Ao longo desse período, os profissionais sempre buscaram se envolver nos debates em torno do desenvolvimento do Estado. Sempre participaram desse processo. O Corecon é parceiro do desenvolvimento, mas não deixamos de ser críticos. Recentemente, nos manifestamos contrários quanto à mudança das atribuições da Seplan e na defesa da prorrogação dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus”, destaca ele, ressaltando que se preocupam com o interior, cujas distâncias emperram a logística.

“Estamos num momento crucial. Os desafios são inúmeros. E vamos à luta. Estamos nessa Semana do Economista, com uma rica e extensa programação. Queremos aproveitar para convidar a todos a participar dos debates. Cumpro a minha missão de disseminar o conhecimento, de levar a informação, de fomentar os debates nessa área tão importante. Obrigado aos parlamentares pelo espaço”, completa o presidente do Corecon.

Durante a Sessão Especial, o Conselho foi homenageado com o recebimento de placa comemorativa da Assembleia Legislativa do Amazonas. Também participaram da solenidade a conselheira federal de Economia (Cofecon), Denise Kassama, e o economista Lourival Praia, atual secretário Municipal de Finanças.

 

Texto: Assessoria do Deputado

Gabinete do Deputado José Ricardo Lula (PT)