PSB Amazonas assina termo de conduta do TRE contra Fake News nas eleições

O Partido Socialista Brasileiro (PSB-AM), através do seu representante, deputado estadual Serafim Corrêa, assinou hoje o termo de compromisso de combate ao Fake News nessas eleições. Na ocasião, o TRE lançou também o Comitê de Prevenção e Combate à criação de Fake News (Propagação de notícias falsas).

O presidente do Tribunal Eleitoral falou da importância do comitê para os partidos e sociedade: “Temos que deixar o pleito justo e igualitário. As notícias falsas prejudicam os que atuam de forma limpa nas campanhas. Se engana quem acha que não é possível achar quem dissemina essas informações. Firmamos parceria com o MPF e Polícia Federal para que em no máximo 24h, tenhamos os dados cadastrais do infrator”, anunciou o presidente da Corte, desembargador João Simões.

O deputado Serafim Corrêa (PSB) falou da importância do evento e do convite aos partidos: “Todos os nossos pré-candidatos possuem o compromisso de não produzir ou compartilhar notícias falsas. O Partido Socialista Brasileiro está junto com o TRE nessa campanha. É muita irresponsabilidade pegar uma notícia falsa e levar adiante, isso gera instabilidade. Isso alterou o resultado das eleições no EUA, imagina o que são capazes de fazer aqui em Manaus. Estamos unidos para combater essa prática tão nociva à política, seja no Brasil, seja em qualquer parte do Mundo”, afirmou o presidente de honra do partido.

Dos 35 partidos registrados no Amazonas, somente 16 participaram do evento.

COMO DENUNCIAR

O Tribunal Regional Eleitoral divulgou no evento como denunciar uma possível FAKE NEWS, perfis fakes ou qualquer ato digital criminoso. Siga os passos a seguir:

1 – Faça um PRINT (captura de tela) através do computador ou smartphone da página, site ou aplicativo de mensagem).

2 – Copie o endereço do site completo (URL) e cole no corpo do email.

3 – Enviar para eleitoral.am@dpf.gov.br

 

Anderson Tahan
Secretário de Comunicação – PSB/AM