Parque Lagoa do Japiim é da comunidade

A Lagoa do Japiim, lugar abandonado convertido em espaço social
A Lagoa do Japiim, lugar abandonado convertido em espaço social

Manaus é uma cidade sem praças. E sem parques. Na medida do possível, avancei nesse campo. Fizemos o Parque dos Bilhares I e II, um Oasis no meio de uma selva de pedra, o Passeio do Bindá, que tão bem serve o povo do Eldorado, e também o parque lagoa do Japiim, 1ª Etapa.

O local onde está o parque do japiim era a única área naquele espaço urbano ( veja a foto) possível de se criar um espaço comunitário. Foi uma reivindicação daquela comunidade, tendo a frente o vereador Irailton Sena. Naquele terreno acontecia tudo de ruim: era ponto de venda de drogas, a água exala mau cheiro, lá marginais se escondiam. Desapropriei o terreno, fizemos a licitação e avançamos na obra. A 1ª etapa ficou pronta e eu a inaugurei antes de sair da Prefeitura. Foi a festa da comunidade. Todos gratos. Todos alegres.

A inauguração da primeira etapa do Parque, no fim de 2008
A inauguração da primeira etapa do Parque, no fim de 2008

Depois disso fui lá algumas vezes, como um cidadão comum e pude ver o abandono a que foi relegado. Lâmpadas queimadas, retiradas de refletores, eram apenas dois exemplos. Não continuaram as obras da segunda etapa, onde ficarão as quadras. As pessoas da comunidade caminhando, passeando e sempre que me viam cobravam a ausência de eventos naquele espaço tão bonito.

Ontem a Prefeitura anunciou que estava interditando o espaço, após sete meses de abandono, sob a alegação de que a estação de tratamento de esgotos não estava funcionando.

O que houve? Por que não funciona?

Desde que assumiu a atual administração deixou de fazer a manutenção das estações de tratamento dos Parques do Mindu, Ponte dos Bilhares e Lagoa do Japiim. Ora, sem manutenção durante sete meses é obvio que problemas ocorreriam. E não se assustem se amanhã interditarem o Parque Ponte dos Bilhares e o Parque do Mindu.

É profundamente lamentável que pessoas sem espírito público tenham essa postura: a de abandonar a coisa pública em detrimento da comunidade e depois tentar transferir a responsabilidade para os outros. Sim, porque não dá mais para alguém normal acreditar nessa história.

Deixem de demagogia e tratem de dar a manutenção às estações para devolver o mais rápido possível aquele espaço à comunidade. O Japiim merece.

17 thoughts on “Parque Lagoa do Japiim é da comunidade

  1. É a velha política de descontruir o que os antecessores construíram.

    Ainda mais com essa velha raposa, era óbvio que tudo isso ia acontecer. 7 meses que parecem 7 anos…

    Eu, como professor da rede municipal concursado em 2008, lamento tudo o que vem acontecendo, todos os abandonos feitos pelo “prefeito”…

    Manaus errou, volta Serafim.

  2. Sarafa li na iternet que o Ministro anda se esgueirando pelos cantos pra conseguir convercer o PSB a apoia-lo .
    espero que o coloque em seu devido lugar com a mesma diplomacia que lhes é caracteristica, pois o ministro enganou Manaus de cara limpa com promessas Venezianas, Metros de superficie e linhas expressas.
    o PSB é o ás na minha manga por favor nao me decepcionem

  3. já tá hora do atual prefeito trabalhar e não colocar a culpa de tudo que é ruim na cidade de Manaus na administração passada.
    Sarafa estamos esperando sua visita, aqui no rio Piorini, rua niterói no. 18a, casa do senhor José Rodrigues, perto do posto NB.Gostamos muito de vc, e sentimos muito sua falta na prefeitura. Abraços dos seus eleitores!

  4. O que está acontecendo é absurdo! O atual prefeito ainda faz a velha politicagem burra e mesquinha. Amazonino ainda pensa que obras de administrações passadas devem ser esquecidas pela atual. Como pode esse cretino abandonar o único lugar onde o morador do Japiim pode desfrutar de uma tarde agradável? Amazonino disse que poderia não disputar o governo do estado em 2010, a verdade é que ele está queimado junto com o Alfredo.
    Sarafa, vamos dar uma peia neles…É 40!

  5. OLA AMIGO SARAFA, PARABENS PELO BLOG. AS MATERIAS E COMENTARIOS QUE ESTÃO NELE SÃO OTIMOS,FALANDO UM POUCO DE POLITICA, ACOMPANHEI UM NOTICIARIO DE UMA RADIO LOCAL, EM QUE O REPRESENTANTE DO CONSORCIO TRANSMANAUS, RASGA ELOGIOS AO ATUAL PREFEITO DE MANAUS,CHAMANDO ELE DE EXPERIENTE DE UM BOM GESTOR…E DISSE QUE TODO ESSE PROBLEMA NO TRASPORTE COLETIVO DE MANAUS E CULPA DA ADMINISTRAÇÃO PASSADA, MAIS DEPOIS PERCEBI, E CLARO, O AMAZONINO ESTA FAZENDO TUDO EM QUE OS EMPRESARIOS QUEREM, RETIROU O DIREITO DO ESTUDANTE DE 120 MEIAS PASSAGENS, ELES NÃO CUMPRINDO CLAUSULAS DO CONTRATO COM A PREFEITURA, MESMO ASSIM O PREFEITO DEU AMENTO NA PASSAGEM DE ONIBUS

    ISSO NÃO É MUITO ESTRANHO ?

    ”QUE O POVO PENSE BEM NAS PROXIMAS ELEIÇÕES”

  6. ATENÇÃO BABACAS QUE VOTARAM NELE.

    Cadê as MazocaNet’s as torres móveis para levar Internet wireless(sem fio) para os babacas das zonas norte e leste que votaram nele?

    Cadê o Bolsa Família prometido? Cadê a bolsa Universitária? Cadê a solução em 90 dias para os buracos da cidade? Algum ônibus novo? E a tarifa de ônibus subiu por quê? Cadê a coitinuidade do serviço para levar água para as Zonas Leste e Norte? Cadê a sequência da obra do Parque Lagôa do Japiim? Cadê a manutenção do Parque dos Bilhares, aquele lago artificial está vazio, uma lama só, o chafariz não funciona mais? Cadê os mais de 3000 estagiários contratados pelo Serafim? Cadê a continuidade de obras de reforma e contrução de Escolas Municipais, como a Cândido Honoório do Alvorada por exemplo? Cadê a continuidade de construção de novos Centros Odontológicos, trabalho iniciado pelo Serafim que inaugurou três? Cadê a continuidade de reforma das Unidades Básicas de Saúde, iniciado pelo Serafim que reinaugurou mais de cem, de um total de 167? Cadê as 1000(mil) creches prometidas? Será que continuam entregando remédios grátis nas UBS como antes? Por que a atual administração mandou retirar a cobertura de madeira com plantas trepadeiras da pista de caminhada do parque do idoso? Por quê não se conclui o TERMINAL PESQUEIRO deixado pela administração Serafim com mais de 80% da obra já executado? Por quê não se fala na conclusão do Mercado Adolfo Lisboa? E a conclusão do Paço Municipal como anda? Por quê acabaram com o Mercado Cultural que havia as sextas-feiras? Por quê na propaganda da continuidade da construção do Viaduto do Coroado e da Passagem Subterrânea da Efigênio Sales se enfatiza que as obras seguiram por que foram desembargadas?

    RESPONDAM POR FAVOR?

  7. O motivo para a falta de manutenção talvez seja “parte das mudanças que deixarão Manaus pronta para a Copa”, assim como no transporte coletivo.

  8. Serafim, a vários anos eu voto em você e no Artur, torcendo cada vez mais pela melhoria da classe política. Espero que jamais apóie o Alfredo Nascimento ou qualquer um do grupo dêle; pois êle foi o grande traíra do seu governo na prefeito. Desonestos devem ser banidos da política.

  9. Serafim, isso que o sr. Amazonino está fazendo com a população é triste. É um absurdo ver aquele local abandonado. É um crime contra a sociedade. Isso sim, é trabalho de Amazonino. Uma gestão ridícula e tosca.

    Um grande abraço!

  10. Infelizmente o povo continua acreditando nas promessas faraonicas feitas pelas mesmas pessoas que governam a nossa cidade a 20 anos.Quando vc Serafim foi eleito,tive esperança que esse quadro mudace,mais em 4 anos e pouco tempo para reorganizar a cidade,esse quadro so vai mudar,quando o povo tiver educaçao,para não mais acreditarem nessas pessoas,vc foi o unico que tentou mudar essa situaçâo,tentando colocar agua na zona leste e demais bairros,e tentando melhorar a qualidade de vida da nossa população.Infelizmente obras que estão debaixo da terra o povo não ve,e esquecem rapido,e não geram votos na epoca da eleição,manaus não esta progredindo,e sim regredindo,agora aquelas mesmas pessoas que criticavam o seu governo,e que votaram no sr Amazonino,estão contente,pois o caos voltou,com filas para comprar o passe estudantil,buracos nas ruas,passagem de onibus mais caras e pessimas condições,e da velha falta de agua,e ainda saiu uma reportagem que não vão colocar o metro de superficie,e sim corredor exclusivo de onibus vai virar São paulo, ou sera que o expresso esta voltando,deixo as minhas lamentções,Ah ainda estou esperando a nova veneza,a carreta com internete,e bolsas da vida,como fala o Datena acorda ai povo!!!!!!!!

  11. Parques sem tratamento de esgoto
    Por Ismael Benigno | 31/07/2009 | Categoria: Cidade |
    O secretário de Meio Ambiente de Manaus, Marcelo Dutra, aquele em cuja casa foram “lotados” alguns soldados do Exército de Amazonino, recrutados para reconstruir a cidade em 90 dias, tem dito à imprensa da cidade que o Parque Lagoa do Japiim foi interditado por problemas na Estação de Tratamento de Esgoto — ETE –, adivinhe, “herdados da administração anterior”.

    Em contato com os responsáveis pela ETE do parque Lagoa do Japiim, o Engenheiro José Vallim Pires de Almeida, da JV Pires Engenharia, e o Biólogo Stefan Keppler, da empresa “Munguba Soluções Ambientais Ltda.” (MUSA), foi apurado que a estação realmente está com problemas, mas por falta de manutenção, devido ao revezamento das duas administrações adversárias.

    Vallim e Keppler lembram que quando a primeira etapa do parque foi inaugurada, em dezembro de 2008, a estação estava em boas condições de funcionamento. Os profissionais são categóricos em afirmar que o problema é a falta de continuidade de implantação do projeto original.

    Além da ETE do Parque Lagoa do Japiim, a Prefeitura abandonou as estações do Parque Ponte dos Bilhares e do Parque do Mindu. Todas estão entupidas por resíduos sólidos, e por isso com problemas no funcionamento.

    Ainda segundo os profissionais, o problema foi agravado pelas chuvas do início do ano, que causaram erosão no Wetland e o assoreamento das raízes das árvores de tratamento, que deveriam promover a mineralização dos poluentes do esgoto. A SEMMAS ainda não saneou os problemas e não vem fazendo a segurança das estações, hoje acessíveis a qualquer pessoa, que pode jogar lixo nos locais sem que haja qualquer tipo de vigilância. Os empresários não receberam os devidos pagamentos pela administração atual, sendo impossibilitados em continuar as obras de saneamento da segunda etapa, compostos de quadras esportivas e áreas de lazer.

    Está tudo parado há sete meses, as obras e a manutenção do que foi entregue à população. Segundo o jornal A Crítica nesta quarta, 29, os moradores do Japiim vêm reclamando do mau cheiro no local há vinte dias. A lagoa, cuja única fonte é a água da rua junto ao esgoto de dois mil vizinhos, que vinha sendo saneada até o fim do ano passado, já sinalizando a melhoria da qualidade da água, está abandonada.

    As estações de tratamento dos três parques, Lagoa do Japiim, Parque dos Bilhares e Mindu, são do mesmo sistema implantado em diversos empreendimentos de Manaus, como o do INPA, onde funciona perfeitamente. Keppler salienta que o único jeito de consertar a falta das antigas administrações da cidade é disciplinar o esgoto em Manaus.

  12. bem verdade é que espaços como estes devolvem a auto estima da população, tanto local quanto da cidade em si. É uma forma de reconstrução da identidade do cidadão, que passa a ter um espaço comum para caminhadas, conversas ou simples momentos de encontro com o próprio imaginário da cidade. Manaus do ínicio do século passado sorria assim, com o espaço público sendo ocupado pelos seus cidadãos. Manaus do início deste século tentou sorrir assim também. Mais que simples manutenção em rede de tratamento de esgoto, mais que custos operacionais, estes espaços precisam ser vistos como reconquista de identidade civil da população. Espero que tudo não tenha sido em vão, vamos cobrar a revitalização de mais espaços comuns

    Abraços
    http://www.daniellsantana.com/

  13. acho extremamente humilhanteo que aq população manauara está passando, porém não paro de pensar que esse resultado nada mais é do qoue o reflexo daquilo que a maioria (infelizmente) escolheu, o palhaço que está na prefeitura nos faz de palhaços e um punhado de outros de marioretes… abandonou a cidade inteira as moscas… está deixando tudo descer pelo ralo e começo a ter maior certeza de que pelo seu único e exclusivo prazer…

    fiquei extremamente entristecida ao saber que o parque estava abandonado, cheguei a caminhar levar minha afilhada lá, tenho fotos e memórias ótimas do local, hoje inexistente e não deve ser o único a ser abandonado… o estado dos Bilhares é deplorável, estive a bastante tempo lá, pois o “lago” que antes era ponto de encontro no seu deque estava seco, sujo e servia somente para a sobrevivencia de mosquitos da dengue…

    voltei de sào paulo essa semana e é impossível não comparar as situações das áreas urbanas de lazer, espaços culturais, transporte limpeza de locais públicos… isso não temos, antes havia pelo menos a possibilidade de ter…

    E FICA A PERGUNTA: ESSA É A CIDADE SEDE DA COPA… FAZ-ME RIR… NÃO COMPORTA NEM MESMO SEUS PRÓPRIOS HABITANTES… ESSA É A PIADA DO SÉCULO…

    SAUDADES SARAFA… NOS VEMOS NO TWITTER!!!

  14. Olá Sarafa!!

    Estou realmente triste com o estado lastimável que manaus se encontra hoje. a maioria da população ainda tem muito o que aprender e SOFRER para mudar as mazelas que hoje vivemos. se não fosse pela estupidez de fazer voltar um político mesquinho ao poder, com certeza não estávamos nessa situação. caos é o que manaus vive hoje e não somente com o transporte, mas com todos sistemas públicos municipais. não vou dizer que sua administração foi perfeita, porque seria presunção falar isso, mas com absoluta certeza, você fez o melhor e tentou fazer o melhor para a população.

    o que falta a população é um pouco mais de educação para saber diferenciar o bom do ruim, pensar um pouco mais nas consequencias dos nossos atos. a única coisa que me deixa menos triste nessa história toda é que não foi graças ao meu voto e de toda a minha família que a situação voltou ao que era antes de sua administração, que foi clara, direta e voltada a quem interessa: o povo!

    não entendo como manaus vai estar preparada, tanto fisicamente como mentalmente (falo tanto da cidade como da população como um todo), sejamos francos: a população é porca, mal educada, e não respeita ao próximo. a cidade, por onde quer que passe, são pessoas jogando lixo nas ruas, pelas janelas dos carros e ônibus, furando filas, empurrando umas as outras, ultrapassando sinal vermelho, fechando cruzamentos, deixando de dar passagem… realmente não sei quando o povo vai aprender a ser educado, não sei… gostaria de ver o povo mais humano consigo mesmo. sei que é um desabafo, mas é triste ver tanta ignorância andando pela cidade e penso no que estamos ensinando aos nossos filhos: como sermos brutos uns com os outros…
    Ah, e por favor, não se alie a pessoas que não valem o que comem. sou a favor do PSB e PT, creio que são os poucos partidos políticos em que a maioria não fede a corrupção e interesse próprio. são nessas horas que sinto falta do velho de guerra Jeferson Peres.

    Que manaus possa sair dessa sem tantas feridas para curar mais tarde, é só isso que interessa, uma manaus mais humana. e faço votos para que você possa se eleger novamente, não importa o cargo, pois sei que fará o melhor pelo povo.

  15. “CADA POVO TEM OS GOVERNANTES QUE MERECE”
    Não voto porque não sou Brasileiro, porém sou mais Amazonense so que a maioria dos eleitores que o trairam.
    Obrigado pelo seu belo trabalho e não desista, VOLTE para bem do povo sofrido.
    Abraço respeitoso
    Lagarinhos

  16. O povo sofre porque quer,quando chega o momento de decisão,jogam tudo fora,sempre caindo no papo furado dos políticos
    Tudo tem seu tempo,o tempo dos políticos velhacos ja era,APRENDAM!

  17. O povo sofre porque quer,quando chega o momento de decisão,jogam tudo fora,sempre caindo no papo furado dos políticos
    Tudo tem seu tempo,o tempo dos políticos velhacos ja era,APRENDAM! SOU SARAFAAAAAAA!

    ABRAÇOS

    CM

Comments are closed.