Serafim fala sobre transparência em congresso nacional do PSB, em Brasília

 

No primeiro dia do Congresso Nacional do Partido Socialista Brasileiro, nesta sexta-feira, 2,  que ocorre em Brasília (DF), o deputado Serafim Corrêa, que é presidente de honra da sigla e membro da executiva nacional, fez uma palestra sobre a participação popular na política e transparência. As eleições para o diretório nacional ocorrem amanhã (3).

Serafim vem falando sobre a importância de uma gestão pública transparente desde o início do seu mandato.  Em 2017, elaborou a cartilha “A Transparência, Controle Social e a Cidadania”, que explica passo a passo de como consultar na internet os repasses  dos governos federal e estadual  a cada município do Amazonas, assim como os detalhes das despesas de cada receita.

“Fiz explanação sobre a Cartilha da Transparência aqui em Brasília. Entreguei  alguns exemplares e também os da Cartilha do Fundeb a nomes ilustres do PSB como o presidente, Carlos Siqueira, o vice, Beto Albuquerque, e ao  candidato ao governo de São Paulo, Marcio França, entre outros. Estou feliz pelo acolhimento e recepção de todos. Vamos em frente”, disse o deputado.

 Com 70 anos de trajetória política, o PSB ocupa, entre os 27 partidos políticos do país, a 6ª posição com 34 deputados na bancada da Câmara Federal. Já  no Senado, o PSB ocupada  quatro cadeiras.

Pelo partido passaram nomes fortes da política nacional como Miguel Arraes que morreu em 2005, vítima de uma infecção generalizada, e o neto,  Eduardo Campos, ambos ex-governadores de Pernambuco. A morte de Campos, que era candidato à presidência, chocou o país em 10 de agosto de 2014. Mesmo dia em que faleceu Arraes.

Ambos deixaram seu legado no PSB e tiveram gestões marcadas pelo apoio aos mais pobres. Até hoje a famosa frase de Campos :“Não vamos desistir do Brasil. É aqui onde nós vamos criar nossos filhos, é aqui onde nós temos que criar uma sociedade mais justa”, repercute no socialismo defendido pelo PSB.

Amanhã, 3, haverá  eleição da chapa que irá compor o diretório nacional do PSB. A chapa permanece única, “sem rachas”, onde Carlos Siqueira concorre à reeleição à presidência do partido, juntamente com   Beto Albuquerque, atual vice-presidente.

Serafim também fará uma palestra amanhã sobre políticas públicas, onde irá apresentar a Cartilha do Fundeb.

Texto: Luana Dávila

Foto: divulgação