Jesus Pinheiro receberá título de Cidadão do Amazonas

A solenidade será no próximo dia 5 de outubro, às 11 da manhã, no Plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas. A propositura é de autoria dos deputados Serafim Corrêa (PSB) e Vicente Lopes (PMDB). O médico Manoel Jesus Pinheiro Coelho vai receber o título de Cidadão do Amazonas quando completa 45 anos de profissão. Ele também é professor e administrador. Nasceu na cidade de Barbalha, no Estado do Ceará, em 28 de novembro de 1944. É o terceiro filho de Francisco Macedo Coelho e Djanira Pinheiro Coelho. “Eu e meus seis irmãos tivemos uma infância muito feliz em meio a fazendas e canaviais”, relembra o homenageado.

Jesus Pinheiro fez seus estudos de nível fundamental e uma parte do ensino médio na cidade natal. Veio ainda muito jovem para Manaus, onde terminou o ensino médio e cursou preparatório de medicina no Colégio Brasileiro. Cursou medicina na Faculdade de Medicina da antiga Fundação Universidade do Amazonas (FUA), atualmente Universidade Federal do Amazonas (UFAM), sendo aluno da segunda turma de 1972. Seguiu para o Rio de Janeiro e em 1974 concluiu a residência médica tornando-se especialista em Cirurgia Geral e Oncológica pelo Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro, vinculado ao Ministério da Saúde do Brasil.

Voltou para Manaus para exercer suas atividades profissionais em 1975 e logo ingressou no serviço público através de concursos,  para o cargo de médico especialista do Estado, na antiga Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (SESAU), atualmente Superintendência de Saúde do Amazonas (SUSAM), da qual foi o primeiro secretário. Também ingressou no antigo INPS como médico cirurgião geral especialista em oncologia. Paralelamente, iniciou sua vida docente na UFAM, tornando-se professor do Departamento de Clínica Cirúrgica.

Após isso, já estabelecido profissionalmente, casou-se com a amazonense Leíla Inês de Aguiar Raposo da Câmara, com quem teve três filhos: Mariana, Manoel Junior e Marcel que também são médicos. Dr. Jesus é avô de Lucas, Manuela, Pedro e Mauricio.

01Ele tornou-se Membro da Academia de Medicina do Amazonas e da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (ALCEA), ocupando a cadeira de n° 35, do professor Djalma da Cunha Batista. Por sua reconhecida competência e dedicação à gestão pública,  ocupou cargos de diretor do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), foi diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCECON), Secretário Estadual e Municipal de Saúde. Atualmente, dedica-se ao consultório e é presidente da Liga Amazonense Contra o Câncer (LACC).

=========================================