Serafim cobra transparência aos municípios do AM sobre uso do Fundeb

Nenhum dos 62 municípios do AM lançou os gastos com o Fundeb no portal FNDE – foro: Marcelo Araújo

O deputado Serafim Corrêa (PSB) voltou a falar sobre a necessidade da transparência das prefeituras em divulgarem o que fizeram com os valores repassados pelo  Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) aos professores.

“Levantei a diferença do reajuste do Fundeb referente ao ano de 2016, que entrou em julho e falei sobre a necessidade que os municípios gastem no mínimo 60%, seja com data-base ou outros vencimentos, com professores que estão em sala de aula. A grande realidade é que entraram R$ 530 milhões nos cofres públicos, sejam 236 milhões do governo do Estado e 294 milhões nas prefeituras da capital e do interior. Com todo esse dinheiro que entrou, vi que todo mundo ficou calado. Identifiquei esses valores a partir de um levantamento que faço todos os meses, analisei isso, mostrei as tabelas, planilhas e isso terminou provocando muita celeuma”, explicou o deputado.

Durante seu pronunciamento na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quinta-feira, 28, o líder do PSB  mostrou  que nesse 4° bimestre, nenhum dos 62 municípios do Amazonas lançou esses números no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“Meu gabinete começou a receber telefonemas, mensagens nas redes sociais e pelo meu aplicativo manifestações do interior do Estado sobre o Fundeb. Então resolvi fazer  uma explanação sobre a atual realidade, direcionada pelo Facebook.   Exemplo disso foi o de  uma professora de Urucará informando  também  que o benefício não  chegou ao município. Houve indignação  por parte dos professores e com toda razão. A repercussão maior foi em Manaus, onde a prefeitura disse que tudo está transparente, deu o link, mas se  entrarmos  no site do FNDE veremos que não há informações”, concluiu Serafim.

 

Texto: Luana Dávila