Serafim Corrêa entrega título de cidadã do Amazonas à empresária Eliana Pinheiro

Serafim Corrêa foi o autor da propositura, aprovada por unanimidade pelos parlamentares da Casa – foto: Marcelo Araújo

A empresária Eliana Cássia de Souza Pinheiro recebeu o Título de Cidadã Amazonense, na manhã desta quinta-feira, 3, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O deputado Serafim Corrêa (PSB) foi o autor da propositura, aprovada por unanimidade pelos parlamentares da Casa. Eliana recebeu o título das mãos de Serafim e do deputado Carlos Alberto (PRB).

Autoridades estaduais, municipais, familiares e convidados participaram da solenidade.  Em seu discurso, Serafim Corrêa justificou a indicação. “A Eliana saiu de São Paulo, estado onde nasceu e veio para o Amazonas empreender. Uma mulher visionária que investiu na educação e foi responsável pela formação de muitos amazonenses. Ela conhece mais o nosso estado do que sua terra natal. Merece nosso respeito e essa homenagem”, salientou.

Eliana Pinheiro subiu na tribuna e agradeceu o título. Muito emocionada, lembrou de quanto veio morar em Manaus e de como resolveu empreender aqui. “Eu fiz enfermagem e trabalhava numa creche-escola que abrigava filhos de funcionários do Distrito Industrial. Gostei da experiência e decidi investir numa creche-escola particular, que não existia em nossa cidade no fim dos anos 90. Desde então, a educação é uma prioridade em minha vida. Criei o grupo Literatus e muitos outros projetos. Estou feliz e orgulhosa. Agora sou verdadeiramente parte deste povo acolhedor e amigo”, disse emocionada.

A homenageada

Eliana Cássia de Souza Pinheiro, filha de Edgar de Souza e Maria Helena Gião Souza, nasceu em São João da Boa Vista, no Estado de São Paulo em 1964. No início dos anos 80, concluiu o Ensino Médio na Cidade de São Paulo, no tradicional colégio Mackenzie. Devido a transferência de seu padrasto Júlio Nakano, por motivo de trabalho, da matriz paulista para a subsidiária de uma empresa amazonense da empresa multinacional, na qual ocupava cargo de chefia, que o fez mudar com toda família para Manaus em 1981, trouxe a futura empresária do ramo da educação para Manaus.

Formou-se em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM, em 1986, com pós-graduação em Gestão Hospitalar, pela Fundação Oswaldo Cruz e outros cursos de aperfeiçoamento. Após sua dedicação na área educacional, fundou em 1991, o Grupo Literatus Educacional, que começou com uma creche e apenas três alunos. Desde 2015, o Grupo permanece atuando no ramo educacional de jovens e adultos, fortalecendo o foco na empregabilidade.

Eliana Pinheiro, é casada com o médico Manuel Neuzimar Pinheiro, mãe de Marcela de Souza Lobo e adotou o Amazonas como estado, aqui escrevendo sua história e seu legado.

 

Texto: Cristina Magda/ Foto: Marcelo Araújo