Homenagem e emoção aos bibliotecários na Assembleia Legislativa do Amazonas

A propositura, de autoria do Deputado Serafim Corrêa, homenageou os bibliotecários nesta terça-feira (31), no plenário da Aleam. O deputado Bosco Saraiva representou Serafim que está em viagem de trabalho na capital federal. O presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 11ª Região, Jorge Hayder Araújo de Souza, recebeu a placa pela passagem da data, comemorada oficialmente no dia 13 de março.

Também foram homenageados Raimundo Martins de Lima, presidente do conselho federal de biblioteconomia,  Célia Regina Simonetti Barbalho, diretora da biblioteca da Universidade Federal do  Amazonas e Clara Balbina Costa de Carvalho(UFAM) , coordenadora das Bibliotecas do Centro Universitário do Norte (UNINORTE).

A importância da profissão

O Dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980 , e é comemorado em todo o território nacional no dia 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manoel Bastos Tigre.

Engenheiro e bibliotecário por vocação, Manuel Bastos Tigre nasceu em 1882. Formou-se em Engenharia, e em 1906 resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade nos Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Mevil Dewey, que instituiu a Classificação de Sistema Decimal. Esse encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com a biblioteconomia. Considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil, prestou concurso para ingressar no Museu Nacional do Rio de Janeiro como bibliotecário e assim se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal. Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, ficou até 1947, assumindo depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, junto ao reitor da instituição.

Manuel Bastos Tigre trouxe grande contribuição social e cultural para o Brasil, por isso, a data de seu nascimento celebra o dia daqueles que comungam o mesmo objetivo: disseminar informação e conhecimento a fim promover o desenvolvimento cultural e social do país.

 

Texto: Assessoria do Deputado