Serafim Corrêa destaca criação do Plano Real responsável pela estabilização da moeda

Os 21 anos do Plano Real, que trouxe estabilidade à moeda brasileira, foram lembrados pelo deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) na manhã desta terça-feira (30), no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O parlamentar disse que o plano não foi obra exclusiva de um político e nem de um governo, mas uma decisão da sociedade.

Conforme Serafim Corrêa, o Brasil convivia com uma inflação de três dígitos, chegando a até quatro dígitos anuais. O deputado frisou que o Real, resultou de vários planos anteriores como Bresser, Verão, porém, foi no comando do ex-presidente Itamar Franco, que buscou ajuda de Fernando Henrique Cardoso, então ministro da Fazenda, para comandá-lo. “Todo esse processo foi importante para termos a estabilidade da moeda”, disse.

Apesar do sucesso, o parlamentar avalia que hoje essa estabilidade está ameaçada hoje em dia. “Que a sensatez volte para que não comecemos a corroer as bases da estabilidade da moeda”, mencionou Serafim, frisando que os mais antigos sabem o quanto é ruim conviver com a inflação. “A estabilidade é o céu comparado ao inferno de conviver com a inflação”.

ZFM

Serafim Corrêa lamentou a ‘empolgação’ de colegas deputados estaduais e federais em torno da ampliação dos limites da Zona Franca de Manaus (ZFM) para os municípios da região Metropolitana de Manaus (RMM). O deputado disse que vai imprimir trabalho de sua autoria, sobre o tema, e fazer uma carta dirigida aos 23 deputados estaduais, os oito federais e os três senadores para que leiam as 26 telas onde didaticamente procura mostrar o equívoco que é ampliar os limites do modelo ZFM.

Festival

Por fim, o deputado cumprimentou o Boi Caprichoso, pela vitória, ressaltando que só resta ao Boi Garantido se preparar para o próximo ano e buscar vencer o Festival de 2016.  “Já ganhamos e perdemos, o importante é ter a tranquilidade de aceitar tanto a vitória como a derrota”, disse.

Texto: Assessoria da Aleam