Serafim Corrêa relembra os 28 anos da morte do ex-senador Arthur Virgílio Filho

Deputado lembrou que Arthur Virgílio é o autor do Projeto de Lei que recriou a Universidade Federal do Amazonas

O deputado Serafim Corrêa (PSB) lembrou, nesta terça-feira (31), os 28 anos da morte de Arthur Virgílio Filho, que foi senador da República pelo Amazonas e fez uma homenagem ao parlamentar, na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). “Hoje, completam-se 28 anos do falecimento do ex-senador Arthur Virgílio Filho, que foi também deputado estadual, presidente da Assembleia, deputado federal e líder do Governo”, relembrou ele.

“Mesmo se nada tivesse feito, e ele fez muito, um Projeto de Lei dele merece todas as nossas reverências e homenagens: Arthur Virgílio Filho é o autor do Projeto de Lei que recriou a  Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Nós somos tão esquecidos que não nos lembramos dele e muito menos de Tancredo Neves, que era o primeiro-ministro à época e nem de João Goulart (Jango), que sancionaram a lei”, lembrou.

Lei que recriou a UFAM

Criada pela Lei Federal 4.069-A, assinada pelo presidente João Goulart em 12 de junho de 1962, a sucessora legítima da “Escola Universitária Livre de Manáos”, Universidade do Amazonas, teve seu Projeto de Lei, de autoria do então deputado federal Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, publicado no Diário Oficial da União em 27 de junho do corrente ano, mas só se instalou como Fundação de Direito Público mantida pela União Federal em 17 de janeiro de 1965.

 

Texto: Assessoria do Deputado