Comissão da Zona Franca busca soluções para a demora na implantação de empresas no Distrito Industrial

Participantes da Audiência Pública apontaram dois entraves significativos para a implantação dos projetos

Formar um quadro mais fiel possível sobre todas as dificuldades que os órgãos envolvidos na aprovação de projetos industriais da Zona Franca de Manaus – seja de implantação de empresas ou de construção de unidades fabris – enfrentam, foi o objetivo da Audiência Pública realizada pela Comissão de Indústria, Comércio Exterior e Mercosul da Assembleia Legislativa do Amazonas (Cicem/Aleam), presidida pelo deputado Serafim Corrêa (PSB), nesta segunda-feira (23), no Miniplenário Cônego Azevedo.

Os participantes da Audiência Pública apontaram pelo menos dois entraves significativos para a implantação dos projetos: a realização irregular das reuniões do Conselho de Administração da Suframa (CAS) – um projeto chega a esperar até dez meses pela apreciação do conselho – e as dificuldades de liberação, junto ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e do Corpo de Bombeiros, do licenciamento das obras.

Ao final dos trabalhos ficou acertado que o próximo passo da Cicem/Aleam será fazer uma visita in loco a todos os órgãos presentes a fim de levantar as dificuldades enfrentadas. “Cada representante de órgão teve a oportunidade de falar, e de posse desse levantamento, vai ser possível conversar com cada órgão e ver a melhor maneira de superar essas dificuldades”, mencionou Serafim, ressaltando que após o feriado da Semana Santa será possível dar início a essas visitas. “A ideia é destravar para avançar”, completou.

A audiência contou com a participação do superintendente da Suframa, em exercício, Gustavo Igrejas; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo; o presidente do Crea-AM, Claúdio Guenka; o presidente do Implurb, Roberto Moita, dirigentes do Polo Industrial de Manaus (PIM), do Sindicato da Construção Civil, (Sinduscon), empresários e economistas e os deputados José Ricardo (PT) e Bi Garcia (PSDB).