Manaus perde Correia Lima

Ontem à noite, dia 24 e dia de São João, recebi a triste notícia transmitida por familiares que o Correia Lima, um dos melhores fotógrafos dos anos 50/80 que conheci na redação de O JORNAL e o DIÁRIO DA TARDE nos anos 60, nos deixou. “Atravessou o espelho” , no dizer sempre alegre e bem humorado do Simão Pessoa.Transmiti os meus sentimentos. Creio que ele tivesse em torno de 90 anos.

Correia Lima atuava nos dois principais jornais à época de Manaus e pertencentes à família Archer Pinto. A redação era de primeiro nível. Phelippe Daou, Milton Cordeiro, nas colunas, editoriais e sueltos (como se dizia), Ulisses Paes de Azevedo, o chefe de redação, e Irisaldo Godot no esporte.

Eu ainda jovem nos anos 60 fazia artigos sobre o esporte local e convivi com essas “feras” do jornalismo local de então. Fernando Folhadela e Correia Lima eram os fotógrafos. Eles cobriam tudo, mas o Folhadela era mais ligado ao esporte e o Correia às imagens de modo geral, principalmente vistas aéreas de Manaus. Não lembro de alguém que tenha fotografado mais Manaus de teco-teco, pilotado pelos comandantes do Aero Clube, o comandante Cunha e o sub-comandante Aristides Queiroz, o Esquilo, hoje prefeito de Silves. O acervo que ele deixa é enorme e seria bom que o Governo do Estado ou a Prefeitura de Manaus resgatasse  milhares de fotos que Correia Lima produziu, até para que os mais novos entendam como Manaus cresceu.

Ao ensejo em que apresento as minhas condolências à família, pela perda, registro que com ela Manaus fica mais pobre de uma geração que com os meios que dispunha fez muito mais do que o máximo. Hoje com os novos recursos tecnológicos dariam um show muito maior. Imaginem o Correia Lima com um drone?

E a maior homenagem que posso fazer ao Correia Lima, que à esta hora está sendo recebido no céu pela Dona Lourdes Archer Pinto, Dr. Phellipe, Dr. Milton, Ulisses e Godot para uma grande festa, onde ele será o fotografo, é publicar uma de suas fotos nos anos 60 tirada de teco-teco.

Descansa em paz, Correia Lima. E pena que vc não vai poder nos mandar as fotos daí do céu com a turma da redação de O JORNAL e O DIÁRIO DA TARDE.

Saudades!