CONFRONTO ENTRE PODERES: Senado rejeita decisão de ministro do STF, e Renan diz que fica na presidência

Do UOL, em Brasília e São Paulo:

  • Pedro Ladeira/Folhapress
    O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi afastado do cargo por decisão liminar de ministro do STF

    O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi afastado do cargo por decisão liminar de ministro do STF

A Mesa Diretora do Senado decidiu na tarde desta terça-feira (5) não obedecer a decisão liminar do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello e manter Renan Calheiros na presidência do Senado até que o plenário do Supremo, composto por 11 ministros, julgue em definitivo a decisão Mello.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), declarou que vai “aguardar a decisão do Supremo” sobre seu afastamento do cargo. “Há uma decisão da Mesa Diretora do Senado e precisa ser observada do ponto de vista da separação dos poderes”, defendeu.

A decisão da mesa foi comunicada em carta divulgada à imprensa e foi assinada também pelo substituto imediato de Renan, o senador Jorge Viana (PT-AC), primeiro vice-presidente do Senado.

“A nove dias do término do mandato e com a pauta pré-definida, você afastar o presidente do Senado… nenhuma democracia sinceramente merece isso”, declarou Renan.

Renan criticou a decisão do ministro do STF de afastá-lo da presidência. “Eu, já como presidente do Senado, me obriguei a cumprir liminares piores do ministro Marco Aurélio”. O senador citou a decisão que impedia o Congresso de acabar com os supersalários no Legislativo.