Minha opinião sobre a decisão do Ministro Marco Aurélio afastando o Senador Renan Calheiros da Presidencia do Senado.

A decisão do Ministro Marco Aurélio do STF afastando o Senador Renan Calheiros da Presidência do Senado pode ser vista de quatro óticas: a da opinião pública, a política, a jurídica e a econômica.

OPINIÃO PÚBLICA – Vai vibrar com a decisão. O Ministro vai virar herói. Sergio Moro já vai ficar para trás.

POLÍTICA – Não ajuda em nada. Ao contrário, aprofunda a crise e o confronto entre os Poderes. E se o Senado amanhã reúne e diz que não cumprirá a decisão? Como ficará?

JURÍDICA – Só quem pode mudar essa decisão é o plenário do STF que se reúne na quarta-feira. Existe quem defenda uma e outra posição. Imprevisível o julgamento com alta dose de influência corporativa e política.

ECONÔMICA – Por essa ótica a decisão vai gerar problemas maiores. Quem assume a presidência nesse caso é o Senador Jorge Viana, do PT do Acre, cabendo a ele fazer a pauta. Por óbvio, que atuará contra as reformas pretendidas pelo Governo. Não colocará na ordem do dia a PEC do Teto dos Gastos. Podem esperar uma queda na bolsa e uma subida do dólar.

Na torcida para que o bom senso e o entendimento prevaleçam permitindo fazer essa difícil travessia das diversas crises para o mínimo de estabilidade.