SEM LUZ! – No dia que tarifa de energia fica mais cara, Manaus sofre apagão

De ACRITICA.COM:
No dia que tarifa de energia fica mais cara, Manaus sofre apagão

Problema no Linhão de Tucuruí, registrado às 13h09, afetou Manaus e a Região Metropolitana, de acordo com diretor da Eletrobras Amazonas Energia.

Dante Graça Manaus (AM)

Um apagão de energia elétrica atingiu todas as zonas de Manaus nesta quarta-feira. O apagão aconteceu no primeiro dia de vigência da nova tarifa de energia elétrica, que fica 21,54% mais cara para consumidores residenciais e 17,78% para indústrias a partir de hoje, conforme determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica.

O apagão ocorreu pouco depois das 13h. Há relatos de moradores sem energia de bairros como Centro, Adrianópolis, Aleixo, Coroado, Japiim, Chapada, Cidade Nova, Praça 14, Lírio do Vale, Santo Antônio, Tarumã, Cachoeirinha e Planalto, entre outros.

De acordo com o diretor de operação da Eletrobras Amazonas Energia, Paulo Maciel, o problema ocorreu no Linhão Tucuruí-Manaus,que registrou um desligamento às 13h09 no trecho entre Oriximiná, no Pará, e Silves, no Amazonas. “Tão logo a energia seja distribuída para Manaus, o sistema vai voltar a operar”, afirmou ele, por telefone, ressaltando que o problema foi detectado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). Segundo ele, além de Manaus, foram atingidas as ciodades de Iranduba, Manacapuru e Presidente Figueiredo.

Segundo Paulo Maciel, o problema de hoje foi semelhante ao registrado em 23 de outubro deste ano, quando um apagão geral deixou a cidade sem energia por pelo menos duas horas.