Meia passagem: O golpe é profundo

Os estudantes tiveram ontem uma pequena amostra do que vai ser a vida deles a partir da entrada em vigor das novas regras para a meia passagem.

São muitas as mudanças que reduzem benefícios da classe estudantil. Além da perda financeira, a eles está sendo imposta uma carga de burocracia sem precedentes.

Vamos ter muito que falar sobre o tema, mas vou comentar apenas uma dessas mudanças, digamos assim, burocráticas.

Quando cheguei à Prefeitura, em 2005, uma das dificuldades que constatei dizia respeito às filas a que eram submetidos os estudantes para comprar a meia passagem. Aquilo era inaceitável.

A área técnica indicava que a solução estava em implantar o PASSA FÁCIL que tinha, inclusive, obstáculos judiciais, por ação de autoria do Ministério Público.

Fomos vencendo esses obstáculos e chegamos à solução: mediante o cartão o estudante passava a pagar em dinheiro na catraca. Esse foi um avanço fantástico que muitos procuraram minimizar.

Nas mudanças feitas agora, acaba o pagamento em dinheiro na catraca. Acabam com mais um avanço da minha administração. Voltam as filas. Essa mudança está prevista acontecer a partir do dia 1º de agosto, mas ontem tivemos um avant-premiére. Como foi o caos, disseram que o problema foi a TIM, e voltaram atrás.

O bom senso manda o prefeito recuar de mais essa mudança prejudicial aos estudantes, pois com ela estará impondo a eles uma penalidade de perda de tempo.

Se insistir, vai ficando cada vez mais carimbado como o inimigo dos estudantes.

Espero que o bom senso prevaleça, mas reconheço que isso é coisa rara nessa administração.

16 thoughts on “Meia passagem: O golpe é profundo

  1. Sarafa, sem meias palavras: essa equipe veio para barbarizar.
    A equipe desse prefeito não tem projeto.
    Não tomou posse, invadiu a prefeitura pensando no que ia poder tirar de lá.
    Embora a sociedade tenha mudado um pouco, ainda foi insuficiente, pois veja, elegeram novamente um cara desse naipe.
    Eu tenho vergonha disso.
    E veja tb, pra nossa decepção [pq eu lutei mto pela sua reeleição], o povo gado ama uma fila quilométrica, dessas que dão volta em quarteirão. Seja pra receber um direito garantido por lei, seja para receber um rancho e vender o voto.
    Eu não tenho pena dos estudantes. Na hora de serem caprichosos e irresponsáveis, resolveram implicar contigo e com o Marcelo, e seguiram as ordens da pastora botocada.
    Taí o resultado.

  2. É querido Sr. Serafim… as coisas só pioram! Manaus tem muito o que crescer mas em meio ao visionário crescimento parece estar indecisa se vai ou se recua.E me parece que recuar (direto ao caos) prevalecerá. Dê tempo ao tempo. Aliás, adorava sua campanha acorda manaus!

  3. Na verdade issa istoria da meia passagem é uma enrolação danada, se naum fosse o Serafim ter integrado o sistema de carteira recente a confusão seria maior,e muitas aguas ainda vão rolar nessa confusão.
    Agora e só prestar a tenção para que nas proximas eleições o povo não vote no deputados que estão contra o povo na hora da votação la na camara de manaus, espero que haja um pouco de senso do povo com os acontecimentos na cidade, estamos properando para tempos que as responsabilidades serão maiores e o responsavel por quem governa e de total culpa do povo.

  4. Em sua campanha Amazonino disse que iria fazer mudanças e elas já começaram(para pior).
    -só 3,25% de aumento para a semed/semsa
    -perda da produtividade da Semosb
    -aumento da carga horária da semef
    -falta de merenda e gás nas escolas(verba federal)
    -gastar bastante dinheiro com propaganda
    -fazer promoção pessoal no que é bom, o que é ruim é culpa do Serafim.
    -reduzir os passe estudantis

    Esses atos referente ás carteirinhas já aconteceram antes quando o mesmo grupo mandava na cidade(Alfredo).Atraves da justiça houve períodos em que a carteirinha só podia ser usada um horário(manhã, tarde,noite), em outro momento não podiamos usar a cateirinha nos sábados,domingos e feriados, antes foi mais fácil reverter a situaçao em favor dos estudantes,agora é lei, mais ainda acredito na força dos estudantes.

    Daniel da costa Silva.
    um abraço Sarafa, até a próxima.

  5. É isso aí… agora dá passagem de graça no ônibus achando que vai resolver a m… q fez ontem… o pior é que todos os cobradores saíram das garagens com a ordem de não receber em dinheiro.. e a culpa é da TIM… essa é boa…
    esse é o grande prefeito que ía mudar Manaus.. ele só esqueceu de di\er que era MUDAR PARA PIOR!

  6. É minha gente, e Manaus vai mudar mais ainda (pra pior), isso é só o começo….

  7. Querido amigo Serafim
    De você não esperaria outra postura que não essa- solidária,coerente, honesta.Cotinuo ao seu lado na defesa da ética,da gestão competente e por melhores dias para as pessoas que mais precisam.Isso é a essencia.O resto, como dizem os carnavalescos, são apenas paetês,lantejoulas e adereços de mão.Siga em frente porque no final dará tudo certo.Se ainda não deu totalmente certo é porque ainda não chegamos ao final.Um forte abraço do seu amigo.Marcus Barros.

  8. Meu querido Sarafa o tempo é o mestre dizia meu soudoso pai, talvez o tempo dê uma bela lição nos 53% dos eleitores de nossa Manaus. Infelimente a população manauara foi lidibriada mais uma vez pelos espertalhões de plantão. se eles lêem este blog, vou fazer uma perguntas a eles e elas, paldinos e paldinas da moral e da justiça social. Porque os palanques eletronicos diarios se tranformaram em progamas de entenimento?
    do tipo adivinhe a senha do cofrinho e ganhe um colchão.

  9. O AYR JOSE colocou na culpa do transporte na TIM . Parece que o desastre da TAM FEZ ESCOLA .
    No desastre da TAM o unico preso foi o dono do prostibulo.

  10. Fazer o que com essa administraçào, aparentemente, tudo o que se faz nela é contra o povo, como estudante e como moradora da cidade de Manaus não consigo visualizar nenhuma melhora para o sistema de transporte com a mudança que a lei da mei passagem propõe, parece uma volta as raízes do problema, é inconcebível que o povo permita que isso aconteça novamente, o que não foi dito aqui é que não é só o transporte público que sofre com a imprudencia do “prefeito”, o trannsito está um caos, a mudança em tudo o que foi tocado pelo prefeito anterior (esse sim prefeito de verdade) só trás transtorno para a populaçãop como um todo…

    é trite que boa parte da população que ajudou esse homem a chegar novamente ao poder é a mesma que mais sofre hoje com as tristes escolhas de sua administração… é vergonhoso ver que Manaus voltou 30 anos de sua evolução…

  11. Sarafa, o “Maluf do Amazonas” tá acabando com nossa cidade e com seus habitantes. Creio que isso não é culpa dos eleitores do mesmo, mas sim da falta de educação, que com atitudes iguais a essa, somente colaboram para degradar.

    O “Maluf do Amazonas” tem que ter uma massa de manobra, que não critique atos de destempero político, e a continuidade da má educação tem que existir, para manter sua falacia pra lá e pra cá!

    Vamos nos perguntar, quantos alunos da Ufam votaram em Serafim e quantos votaram no Amazonino? Ou seja, a criticidade vem com a educação. Sei que existem pessoas com ensino secular pequeno, e que detém de uma criticidade incrível, mas isso no geral não acontece.

    Sarafa, EDUCAÇÃO é a alma de um país, estado ou município ordeiro, onde a ética e a honestidade prevalecem. Por isso lhe apoio, e vou lhe apoiar enquanto lutares por essas ideologias!!!

    Volta logo Sarafa!!!!

  12. Serafim não se pode deixar de comentar e lamentar profundamente que essas medidas adotadas pela atual gestão com relação à meia passagem o maior prejuizo é para o pai e para a mãe desses estudantes pois agora terão que desembolsar muito mais dinheiro (que já não teem) para custear o deslocamento dos filho; há que se falar de deslocamentos para prática desportiva, para pesquisa escolar, para reuniões associativas, etc.
    Daqui há alguns meses gostaria que os educadores e os analistas educacionais avaliassem os impactos negativos dessas medidas no rendimento e no desenvolvimento dos estudantes. Os resultados são previsiveis.

  13. A integração temporal deu seus suspiros finais e finalmente morreu.

    Entretanto, ninguém se manifesta nas ruas, não se ouve nada na imprensa…

    Parem Manaus que eu quero descer. O “novo” motorista é louco!

  14. Hoje de manhã por volta de 07:35 dentro do Terminal 1 ao entrar no ônibus da linha 448 de número 10403266 com o intuito de ir ao centro fui comunicado pelo motorista de que aquela linha não fazia mais parte da integração, vejam que absurdo dentro do terminal de integração voce é impedido de faze-la.
    quero ver como ficará a situação dos usuários que necessitam fazer a integração todos os dias.

    Que vergonha de ser Amazonense

  15. É Sarafa,voce que prometeu baixar o preço da tarifa e só fez mesmo a criação do passa fácil e mais nada,não pode falar muita coisa

Comments are closed.