IMPORTANTE: Primeiro dia de campanha terá 962 postos de vacinação, em Manaus

Do d24am:

A partir de segunda-feira, as doses serão encontradas somente nas UBSs.

 

OMS indica que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe   e suas complicações, mas ministério só disponibiliza a imunização a grupos prioritários. Foto: Jannainy Nascimento/Extra.com

 

Manaus – Com meta de vacinar 396.970 pessoas até 20 de maio, em Manaus, a Campanha Nacional de Vacinação contra os vírus da Influenza (gripe) inicia neste sábado (30), com 962 postos de imunização, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Neste sábado, o ‘Dia D’ da campanha, além das unidades de saúde do município, a vacina será oferecida em outros locais com grande circulação de pessoas, como shoppings, farmácias e supermercados. Equipes volantes também atuarão nas ruas para facilitar o acesso da população ao serviço de imunização. A ação envolverá, segundo a secretaria,  4,5 mil profissionais de saúde, trabalhando entre 8h e 17h. A partir da próxima segunda-feira até o dia 20 de maio, as doses serão encontradas somente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Apesar da recomendação para adoção de medidas preventivas rotineiras, como a correta higienização das mãos de forma regular, a Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e suas complicações. No entanto, o Ministério da Saúde (MS) só disponibiliza a imunização, pela rede pública, a grupos prioritários.

Seguindo a orientação do ministério, devem receber a vacina crianças entre 6 meses e menos de 5 anos; gestantes; mulheres no puerpério (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde (excluindo os da área administrativa); indígenas que moram em aldeias, assistidos pelos órgãos competentes; idosos com 60 anos ou mais; adolescentes e jovens de 12 a 18 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas, como diabetes, cardiopatia, hepatopatia e algumas doenças neurológicas. Este último grupo deve apresentar a carteira do programa ou laudo médico. Os demais devem apresentar a identidade e as crianças, a carteira de vacinação.

No caso de pessoas acamadas, dentro do grupo prioritário, a Semsa informou que irá disponibilizar a imunização na residência. O agendamento pode ser feito pelo telefone 0800-280-8280 até o dia 20 de maio.

A chefe da Divisão de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, alerta que a  vacina desta campanha, que  protege contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B, é contra-indicada  para pessoas com alergia ao ovo de galinha e para aqueles que já apresentaram reação anafilática a doses anteriores. Ela também destaca que pessoas que apresentaram quadro febril recentemente devem se restabelecer antes de receber a dose. “A recomendação é esperar 15 dias após a cessão da febre”, frisou.
Em todo o Estado, a meta é imunizar 942,9 mil pessoas.