DESTRAVANDO A ZONA FRANCA

A Comissão de Indústria, Comercio Exterior e MERCOSUL da Assembleia Legislativo que presido realizou audiência pública para discutir os “gargalos” existentes para a implantação dos projetos industriais na Zona Franca de Manaus. Tomamos um susto com os obstáculos  que começam na SUFRAMA, passam pela ELETRONORTE, IPAAM, Corpo de Bombeiros e IMPLURB. Ou seja, eles estão nos três níveis de governo.

Na SUFRAMA, o principal é a demora em apreciar os projetos e a falta de um calendário para as reuniões do seu Conselho, o primeiro passo para uma empresa se instalar. Na ELETRONORTE, é a demora em dizer se tem ou não condições de atender a demanda da empresa quanto ao consumo de energia. Nos demais órgãos, a demora é na apreciação dos projetos, sempre por conta da burocracia.

Nas esferas federal e municipal a ação dos deputados estaduais é mais política do que prática.  Sobre elas podemos falar, sugerir e criticar, mas não é nossa área de atuação. Já na estadual, é o nosso campo. E foi aí que as nossas ações em comum acordo com o Executivo, bem como com entidades representativas como SINDUSCON, CREA-AM, FIEAM, dentre outros alcançaram resultados positivos.

Tanto o licenciamento junto ao IPAAM quanto ao Corpo de Bombeiros passaram a ser, a partir das sanções de duas leis estaduais pelo Governador José Melo bem mais racional. Isso vai permitir mais rapidez na apreciação dos projetos e por consequência na geração de empregos, impostos e riqueza. O desafio agora é prosseguir nas gestões junto às esferas federal e municipal com o mesmo objetivo. Vamos em frente.