21 de junho de 1970: Vencemos a Itália, mas só vimos no dia seguinte

Brasil e Itália, no mesmo 21 de junho, mas 39 anos atrás
Brasil e Itália, no mesmo 21 de junho, mas 39 anos atrás

Hoje o Brasil joga com a Itália pela Copa das Confederações. Numa ironia do destino, há 39 anos o Brasil conquistou o tricampeonato no México vencendo a Itália com o time que tinha estrelas como Pelé, Tostão e Rivelino.

Isso os mais novos podem ler na Internet, nas revistas e nos jornais.

O que eles não sabem é de uma situação única e singular que nós aqui em Manaus vivemos naquele dia e no dia seguinte.

Manaus só tinha um canal de televisão e a transmissão não era direta. Por exemplo, o Jornal Nacional que assistíamos aqui era o do dia anterior. A fita vinha pelo Caravele, da Cruzeiro do Sul. A única emissora de televisão era a TV Ajuricaba, da família Hauache.

A Copa do Mundo daquele ano era no México e a transmissão foi direta, mas não para a região amazônica. Resultado: ouvíamos o jogo pelo rádio e no dia seguinte assistíamos o “vídeo tape” pela TV.

Pelé e o famoso soco no ar, no México
Pelé e o famoso soco no ar, no México

No dia 21 de junho de 1970 não foi diferente. Ouvimos, vibramos, soltamos foguetes e comemoramos. No dia seguinte, na hora da chegada do Caravele, no Aeroporto de Ponta Pelada, quem tinha carro foi para ter certeza de que a fita tinha vindo. Desce o avião, encosta a escada, descem os passageiros, e aí sobe correndo as escadas um funcionário da Cruzeiro que, em seguida, reaparece e, como se exibisse a própria Jules Rimet, levanta a fita com os dois braços. Alegria geral. Todos correm para casa e começa o tape do jogo. Na hora dos gols, foguetes na cidade. Ao final, novas comemorações pela conquista do tricampeonato.

Foi assim que comemoramos o tricampeonato. Parece que foi ontem mas já lá se vão 39 anos.

One thought on “21 de junho de 1970: Vencemos a Itália, mas só vimos no dia seguinte

  1. Quando os video tape chegavam,em rolos pesadíssimos,vindos nos Caravelles ou nos One Eleven,trazidos ,geralmente,por funcionários da Construtora Andrade Gutierrez, que sempre estavam `a bordo era uma festa em Ponta Pelada. Quando saiam com os rolos ,os ATLETAS da Gutierrez levantavam os rolos ,imitando os gestos de BELLINI e Mauro nas conquistas da Suécia e do Chile.
    O “JOGO” começava depois da novela “DEZ VIDAS” onde todos torciam para que os portugueses torcessem o pescoço de Tiradentes para ele não atrapalhar as jogadas de Gerson,Jairzinho e Pelé .
    O que ouço até hoje e fica como símbolo do patriotismo baré é o barulho ensurdecedor dos foguetes estourando como se o jogo estivesse em tempo real e escrito na tela : Ao Vivo.
    É bonito dizer isso ,mas entenda lá :
    Não havia água
    Não havia luz
    Não havia telefone
    Não havia coca cola
    Agora nós temos tudo isso… e nos falta futebol .
    Ô Terrinha ! Só dando de pau nesses lesos ,como disse Antonio Maia ,prefeito de Manaus e irmão de Álvaro Maia ,em frase lapidar.

Comments are closed.