Fábio Moon e Gabriel Bá lançam graphic novel de ‘Dois Irmãos’ no Centro de Manaus

Do d24am:

Após quatro anos de trabalho, conversas com Milton Hatoum e a sedução pelo best-seller, quadrinistas lançam HQ em Manaus.

Por Henrique Saunier / portal@d24am.com

 

Fábio Moon e Gabriel Bá respondem perguntas do público no lançamento da graphic novel no Largo de São Sebastião. Foto: Henrique Saunier

 

Manaus – As semelhanças entre a relação dos quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá e as personagens Yakib e Omar, do livro do autor amazonense Milton Hatoum, “Dois Irmãos”, se limitam ao fato de ambos serem gêmeos. Se no romance, a história mostra uma relação de rivalidade e até mesmo ódio entre os protagonistas, tendo Manaus como pano de fundo, na vida real, a premiada dupla paulista mantém uma parceria e cumplicidade que transparece no seu trabalho.

E é este trabalho que os fãs do livro e amantes de histórias em quadrinhos vão poder conferir com o lançamento de “Dois Irmãos”, em formato de graphic novel. Fábio e Gabriel estiveram no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus, nesta sexta-feira (24), para apresentar o resultado de um trabalho de quatro anos, onde responderam perguntas de admiradores de sua obra e autografaram exemplares do livro, editado pela Companhia das Letras. Com esta versão, os icônicos personagens de Hatoum agora ganham vida visualmente e deixam de existir apenas na imaginação dos leitores.

Fábio Moon conta que a ideia inicial da adaptação partiu do editor de quadrinhos da Companhia das Letras, André Conte, que viu os irmãos conversando com Milton Hatoum em um festival de literatura, em 2009. “Naquele momento, meio que desconversamos, pois sabíamos que era um livro complexo e que daria trabalho, além de estarmos produzindo o “Daytripper” (2011). Mas a pulga ficou atrás da orelha, e continuamos as conversas com a editora e o Milton, e vimos que era tudo o que queríamos colocar em uma história em quadrinhos”, lembra.

Processo criativo e conversas com Hatoum

Boa parte do processo de produção do livro foi dedicado ao roteiro, feito em parceria entre os gêmeos. Já no que diz respeito aos desenhos, como cada um possui um estilo diferente, houve uma divisão maior no trabalho de ilustração, de acordo com os autores.

Gabriel Bá também falou um pouco sobre o retorno dado por Hatoum quando foi apresentado ao autor os esboços dos personagens, uma das poucas intervenções do amazonense. “Os personagens fluíram, mas a Zana, quando fomos mostrar para o Milton a nossa ideia inicial sobre como ela seria, descobrimos que ele tinha uma ideia completamente diferente, então foi o único personagem que mudamos depois de conversar com o autor”, relata.

O romance gira em torno da relação entre dois irmãos gêmeos, Yaqub e Omar, em uma família de origem libanesa que vive na capital amazonense, passeando pela história de imigrantes que se dedicam ao comércio, em uma Manaus economicamente em decadência.

Os quadrinistas fizeram ainda algumas visitas a Manaus e conversaram com historiadores para tentar materializar nos seus desenhos uma cidade que agora apenas existe na memória dos habitantes mais antigos. Mas, muito além de uma homenagem à obra de Hatoum, os irmãos buscam realizar uma fusão entre mundos até então distintos. “Queremos seduzir os fãs de quadrinhos do mesmo jeito que o livro nos seduziu”, completa Fábio Moon.