Haddad está certo.

Fernando Haddad em Manaus, então Ministro da Educação, visitando uma escola municipal.

O Prefeito Fernando Haddad entrou na Justiça para que a lei aprovada pelo Congresso e sancionada pela presidente (ou presidenta, como queiram) prevaleça na questão dos indexadores da dívida do município de São Paulo.

Sua atitude causou perplexidade no Palácio do Planalto, mas ele tem toda razão.

Foi eleito pelo povo da cidade de São Paulo e tem a obrigação defender os interesses do seu Município. E, principalmente, no mérito tem toda razão.

São Paulo em 2000 renegociou suas dívidas com o Governo Federal. Foi imposta a taxa de 19% ao ano. Devia 10 bilhões. Hoje já pagou 20 bilhões, mas deve 60 bilhões. Pode Arnaldo?

Na negociação, no final do ano passado, foi aprovada uma lei que revê os indexadores e isso altera apenas o saldo devedor que no caso de São Paulo passa de 60 bi para 35 bi. Isso permitirá a São Paulo contratar novos empréstimos. É disso que se trata. Somente isso.

O Governo Federal, no entanto, não regulamenta e “empurra com a barriga” da mesma forma que ele, Fernando Haddad, nos empurrava quando éramos prefeitos – eu, Eloy Pietá, Newton Lima e tantos outros – e ele era Ministro da Educação. (foto acima).

Nem por isso deixarei de dizer que ele está certo.

Vai em frente, Haddad.