Comissão de Saúde da Câmara Municipal fiscaliza unidade na Zona Sul de Manaus

Nesta segunda-feira (22), Marcelo Serafim (PSB), presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (COMSAU-CMM) ocupou a Tribuna da Casa, no pequeno expediente, para falar sobre o resultado da fiscalização feita por ele e o vereador Waldemir José (PT) a casinha de saúde S-49, localizada no bairro de Petrópolis, zona Sul de Manaus. Na vistoria feita, mediante denuncias anteriores do parlamentar petista, foi comprovada pela Comissão de Saúde que os medicamentos estavam próximos a cozinha e faltavam nebulizadores. “É inadmissível os remédios perto do fogão e um absurdo não ter os nebulizadores funcionando, já alertei ao setor responsável sobre estes problemas”, disse Marcelo Serafim.  Em relação a denúncia de ar condicionados quebrados ficou constatado que a unidade agora tem os aparelhos funcionando.

Sobre outro tema polêmico a chegada de medicamentos vencidos a unidade, Marcelo Serafim, pediu no local as requisições dos medicamentos e as comprovações de que o Elanapril – utilizado no tratamento de hipertensão arterial e alguns casos de insuficiência cardíaca – chegou vencido. “Não me apresentaram os documentos e justificaram que não sabiam onde estavam. Não ter essas informações em uma casa de  30 metros quadrados é algo preocupante. Mostra desorganização e falta de compromisso por parte da equipe de saúde daquela casinha”, disparou o socialista da Tribuna. “Temos que ter cuidado para ver o que está acontecendo, a servidora disse não saber onde estavam os documentos solicitados por mim. Sabia sim, ela não quis me mostrar porque se visse, eu teria como desmascarar aquela situação na sua frente vereador Waldemir José. Ora quem recebe medicamento tem por obrigação checar o lote e a validade”, disse Marcelo Serafim que solicitou a central de medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) todos os pedidos feitos pela S-49 para passar posteriormente aos vereadores.

Marcelo Serafim ainda ressaltou que a foto do Maleato de Enalapril apresentada por Waldemir José a Casa Legislativa, mostrava o vencimento no dia 5 de 2012, ou seja, na gestão do ex-prefeito Amazonino Mendes. “Naquele momento faltava matéria-prima para a produção de Captopril no país e o Enalapril foi usado para tratar as mesmas doenças. Quando começaram a produzir novamente o Captopril, ele foi comprado pela ex gestão e o Enalapril ficou em estoque, por isso, este remédio venceu na prateleira e de forma irresponsável alguns profissionais viram isto acontecer e não fizeram nada”, explicou o parlamentar.

Sobre o desabastecimento de remédios denunciado pelo petista, Marcelo Serafim informou que agora a unidade está abastecida como foi visto pelos dois no local. “Fui informado que a enfermeira responsável estava com problemas de saúde apresentando atestados médicos rotineiramente a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Ela estava há semanas sem ir trabalhar e por conta de sua ausência não foram solicitados, a época, os medicamentos da central da Semsa”, esclareceu o socialista.

Assistência farmacêutica

O presidente da Comissão de Saúde da CMM, que é da base aliada do prefeito Arthur Neto, ainda destacou durante o pequeno expediente, que a assistência farmacêutica, em Manaus, é uma das melhores do país e os profissionais trabalham na área são altamente comprometidos. Marcelo Serafim que também é farmacêutico lembrou que a profissão vem sendo valorizada a casa ano. “Quando o ex-prefeito Serafim Corrêa assumiu, Manaus tinha apenas 10 farmacêuticos para cuidar de toda a rede de medicamentos e ele inseriu mais de 40 farmacêuticos no mercado de trabalho. Agora o prefeito Arthur nomeou mais de 57 profissionais o que melhora a qualidade da assistência farmacêutica em nossa cidade”, elogiou.

Sobre as casinhas de saúde o socialista disse que elas devem ser encerradas já que não é considerado o modelo correto de assistência. “Queremos os medicamentos em locais adequados com a presença de farmacêuticos para controlar  o pedido, o estoque, discutir a prescrição médica com o médico porque a saúde não tem somente médicos, há o farmacêutico também que pode dar grande colaboração na área”, finalizou.