Instituto ALGUEM é homenageado na Câmara Municipal

Do Portal d24am:

Durante a cerimônia, as fundadoras Carolina Varella e Soraya Wallace apresentaram dados detalhados sobre o câncer infantil no Amazonas e o tratamento oferecido pelo Estado.

Manaus – O Instituto Ana Luiza e Giulia Unidas Em Missão (ALGUEM) foi homenageado durante a sessão especial da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta quinta-feira (17), por sua atuação em prol das famílias de crianças com câncer que buscam tratamento fora de seus domicílios.

A iniciativa foi proposta pelo vereador Álvaro Campelo, que também fez pedido de reconhecimento de utilidade pública para o Instituto a ser apresentado à Mesa Diretora da Casa nas próximas semanas.

Segundo Campelo, ele acompanhou a história das fundadoras Carolina Varella e Soraya Wallace pelas redes sociais. “Vi a luta dessas duas mães que perderam as filhas para o câncer e hoje realizam este trabalho esplêndido. Um exemplo de vida que deve ser reconhecido como serviço de utilidade publica para o município”, disse. “Se depender dos meus colegas poderá até se tornar utilidade publica federal”.

De acordo com uma das fundadoras e diretora geral do instituto, Carolina Varella, o apoio da Rede DIÁRIO foi essencial para o sucesso do projeto.

“Foi muito bacana receber essa linda homenagem. É um de momento pra falar das nossas atividades, da realidade que ainda hoje assombra algumas famílias”, comentou Carolina. “Além do apoio da sociedade, durante estes dois anos, um dos nossos parceiros que nos ajudou desde o princípio do projeto foi o DIÁRIO e o Portal D24AM, que contribuíram para que nossas atividades tenham bons frutos. Com esse apoio todo, as crianças só saem ganhando”.

Carolina e a parceira Soraya falaram ainda sobre futuros projetos para o Instituto. “Hoje, o nosso foco são as crianças que não têm tratamento. Continuamos atuando nesse segmento, porém, temos projetos de divulgar mais o Instituto por meio de eventos. Acredito que a partir do segundo semestre possamos realizar”, disse Carolina.

Durante a cerimônia, Carolina apresentou dados detalhados sobre o câncer infantil no Amazonas e o tratamento oferecido pelo Estado. Vários pais de crianças que foram ajudadas pelo projeto também compareceram à Câmara para prestar homenagem às fundadoras.

O casal Hélio Freire, 31, e Juliana Freire, 26, compartilharam no plenário a experiência deles e como o suporte do instituto foi importante para a vida do pequeno Gabriel, que sofre a dois anos de câncer nos olhos.

“Na época, nosso filho tinha um ano e sete meses quando descobrimos a doença. Nós éramos um casal desesperado sem direcionamento nenhum para qualquer tipo de tratamento. Quando descobrimos o instituto ALGUEM, foi como um anjo que apareceu”, contou Juliana. “Eles nos deram todo o apoio de conseguir vagas nos hospitais e consultas médicas. Atualmente o Gabriel está bem, praticamente curado, vamos a São Paulo mais uma vez para exames de rotina e, se Deus quiser, ganharemos essa batalha”.

Instituto ALGUEM

Fundado em 2011 por duas famílias de crianças que faleceram em decorrência do câncer infantil, o Instituto ALGUEM tem como objetivo oferecer assistência às famílias que precisam buscar tratamento para o câncer infantil fora de seus Estados. O instituto já atendeu mais de 60 crianças e adolescentes, das quais 20 ainda estão em tratamento.