Marcelo Ramos pede audiência pública para discutir parto humanizado

Adiantando que fará um requerimento á Comissão de Saúde da Assembleia legislativa do Amazonas (Aleam) solicitando uma audiência pública para debater a questão do parto humanizado versus cesárea, o deputado Marcelo Ramos (PSB), resaltou os aspectos positivos do parto natural.

“Temos que abrir o debate e garantir que  a escolha seja feita pelo  parto normal humanizado, no qual a criança sai na hora em que tem que sair e que a cesárea seja feita apenas nos casos para que foi criada, que é para preservar a saúde da mãe e/ou do bebê”, salientou o parlamentar.

Ramos também enfatizou que a decisão de qual parto fazer é uma questão de escolha da mulher. “Uma pesquisa mostra que nos primeiros meses de gestão, a mulher declara querer o parto normal, mas que 90% acabam por realizar a cesárea induzidas pelo desejo do médico ou por questões mistificadas pela sociedade brasileira”, explicou. Ele citou as muitas vantagens do parto normal, como a recuperação rápida da mãe e da saúde mais estável do bebê.

O socialista citou a experiência que teve com o nascimento de sua filha, quando participou do trabalho de parto desde as primeiras contrações até o momento do nascimento. “Essa experiência é diferenciada aos homens”, analisou, completando que a esposa teve grande dificuldade para encontrar um obstetra que fizesse o parto humanizado, pois a maioria induz à cesariana, por uma questão de comodidade financeira  e também pelo parto normal demorar.