Amazonas fica em 2º lugar na venda de gás para segmento termelétrico no país, em fevereiro

Levantamento estatístico mensal da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) mostra que em fevereiro deste ano o Amazonas obteve um bom desempenho na comercialização de gás natural para geração de energia elétrica, com 3,37 milhões de metros cúbicos diários vendidos.destaques1

Com estes números, o fornecimento de gás natural a termelétricas do Estado colocou a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) em terceiro lugar no país na venda do combustível a este segmento, perdendo apenas para as concessionárias Ceg e Ceg Rio, ambas do Estado do Rio de Janeiro, que registraram um consumo de 9,0 e 8,8 milhões de metros cúbicos/dia, respectivamente, na geração de energia elétrica a gás neste período.

O Amazonas, por exemplo, ficou na frente de São Paulo, que registrou em fevereiro o consumo de 2,4 milhões metros cúbicos/dia de gás para o segmento termelétrico, seguido do Paraná, com 2,1 milhões de metros cúbicos/dia e de Pernambuco, com 1,8 milhões de metros cúbicos/dia.

Com 48 quilômetros de gasodutos em operação, a Cigás atende atualmente a toda a demanda contratada. São 11 clientes que utilizam o combustível para a geração de energia elétrica. “O Amazonas está expandindo sua rede de gás natural e isso é muito importante, principalmente para a conversão da matriz energética do Estado. Portanto, a Cigás vai continuar com sua política de investimentos para prover o gás natural e a universalização do combustível para o Estado”, afirma o diretor-presidente da Companhia, Lino Chíxaro.

Em dados gerais, a Companhia de Gás do Estado possui no total 43 clientes contratados nos segmentos termoelétrico, veicular, industrial e comercial, sendo que 23 já estão consumindo efetivamente o combustível.

Com esse cenário, o volume total comercializado pela Cigás em fevereiro foi de 3,4  milhões de metros cúbicos/dia, ficando em sexto lugar entre as distribuidoras do Brasil, conforme os dados da Abegás.

Ainda conforme o levantamento estatístico mensal, o consumo de gás natural no Brasil cresceu 16,8% em fevereiro em comparação a janeiro deste ano e 2,4%, em comparação ao mesmo período de 2013.

COMENTÁRIO MEU: Essa é uma boa notícia, mas convenhamos que a CIGÁS ainda não conseguiu fazer o gás entrar na vida dos amazonenses. O transporte coletivo, inclusive os táxis, poderia ser mais barato se fosse movido a gás. Essa foi uma promessa para ser implantada em 2008, seis anos atrás, mas até hoje…