Vamos comparar os números? (1)

A atual administração de Manaus tentou vender a imagem de que herdara uma situação caótica no que diz respeito às finanças públicas. Aqui neste Blog desmontei essa estória e mostrei que os números da nossa administração são saudáveis e melhores do que as administrações que me antecederam, principalmente a do ano de 93, quando era prefeito o atual prefeito.

Na última quarta feira, a atual Secretária de Finanças, que no governo passado colaborou na mesma função com a administração do Prefeito Lindenberg Farias, em Nova Iguaçu, foi à Câmara Municipal e queixou-se de que a Prefeitura gastava cerca de 45% de suas receitas em pessoal, restando cerca de 5% para investimentos. Reclamou, também, da dívida consolidada de Manaus, numa tentativa de resgatar um discurso já sobejamente desmontado.

Relembro aqui os números de Manaus. A Dívida Consolidada correspondia em 2004 a 14,12% da Receita Corrente Líquida e em 2008 esse percentual caiu para 11,27%. Portanto, em torno de 20% a menos. O limite legal é de 120%.

Já quanto a Despesa com Pessoal em 2004 era igual a 49,63% e no final de 2008 reduzimos a 44,65%. Cerca de 10% a menos. O limite da Lei de Responsabilidade Fiscal é de 54%.

Evidente que estes números são confortáveis. Óbvio que, se for possível diminuí-los, será muito bom. Faço votos que todos os municípios consigam, mas principalmente Manaus, o meu município.

Recebi por e-mail e, em seguida, confirmei no site do Tesouro Nacional — www.tesouro.fazenda.gov.br — os números de Nova Iguaçu relativos aos gastos com pessoal e dívida consolidada.

Pois bem. No final de 2008, Nova Iguaçu gastava com Pessoal 45,02% da sua Receita Corrente Líquida e tinha uma dívida equivalente a 23,16%.

O percentual de pessoal é um pouco maior do que o de Manaus. Já o da dívida é mais que o dobro.

Portanto, os números de Manaus são bem melhores que os de Nova Iguaçu.

9 thoughts on “Vamos comparar os números? (1)

  1. Faltou dizer, Sarafa, que a sua administração caminhou sem o apoio do Governo Braga, e que este mesmo Governo, inexplicavelmente não deu a mínima importância para os enormes problemas que Vossa Excelência também herdou e nem por isso ficou fazendo cara de Madalena arrependida.

  2. Bom dia Prefeito!

    Das duas uma… ou a secretária (apesar do contingente que importou do RJ) está mau informada, ou a sua equipe não tem conhecimento de gestão de orçamento e finanças pública.
    Só nos resta saber, até quando a administração municipal atual vai ficar culpando a Sua administração, ao invés de começar a trabalhar. Já estão num longo prejuízo em relação as falsas promessas de campanha.
    Agora está se vendo quem anda a passos de tartaruga… devagar quase parando… e olha que dinheiro não está faltando, o que falta é a capacidade para saber aplicar de forma correta e honesta.

  3. Se essa Secretária fazia isso lá, imagina aqui? A incompetência impera hoje na prefeitura de Manaus.

    Volta logo Sarafa!

  4. 01/06/2009 – 07h39
    Belém contesta escolha de cidades-sedes e diz que Fifa não é séria
    JOÃO CARLOS MAGALHÃES
    da Agência Folha, em Belém
    O anúncio de que Belém (PA) não sediaria jogos da Copa do Mundo de 2014 já era esperado, mas, mesmo assim, despertou a ira das autoridades locais –e não impediu que ao menos 20 mil pessoas lotassem no domingo a maior praça da cidade para acompanhar o anúncio da Fifa.
    A festa, organizada pelo governo de Ana Júlia Carepa (PT), atraiu milhares de pessoas desde a manhã, mesmo com a expectativa de que Manaus (AM) seria escolhida como a sede amazônica.
    Confirmada, a derrota de Belém foi comunicada por meio dos alto-falantes de um trio elétrico, mas não gerou grande comoção na multidão, que continuou bebendo cerveja e dançando ao som de uma banda de ritmos regionais.
    Já Lúcia Penedo, coordenadora do grupo de trabalho que gastou R$ 2,5 milhões em projetos e estudos para tentar trazer a Copa de 2014 para Belém, chorou ao saber do resultado e chamou a decisão anunciada nas Bahamas de “deslealdade”.
    “O sentimento que me assola é falta de credibilidade da Fifa. Não é uma entidade séria”, afirmou a coordenadora.
    Para Lúcia Penedo, o que definiu a escolha foi o lobby do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e de grandes empresas, como Sony e Coca-Cola, que têm fábricas em Manaus. Se forem contados apenas os critérios técnicos, disse ela, Belém é mais bem preparada.
    “O que houve foi um interesse político muito forte”, afirmou Lúcia, referindo-se à hipótese –ventilada no noticiário político local– de que Eduardo Braga (PMDB), governador do Amazonas, venha a apoiar uma possível candidatura de Serra à presidência, no ano que vem.
    Em relação às empresas, afirmou que elas vão patrocinar o campeonato e que, por isso, têm grande influência na Fifa.
    No final da tarde de ontem, a reportagem não conseguiu localizar representantes de nenhuma das duas empresas.
    A assessoria de Braga negou que ele tenha sido favorecido pelo tucano e disse que o peemedebista é da base aliada do presidente Lula. Já a assessoria de Serra não ligou de volta, até o momento.

  5. Essa mulher que defende o Amazonino é uma fanática por ele! Deve ter seus motivos mas, pela sua falta de senso crítico, carece de qualquer credibilidade!

  6. VOCÊ É PAGA P IRRITAR OU VC É ASSIM MESMO? CRUZ CREDO, QUE MULHER CHATA, ESCREVA ALGO COM CONSISTÊNCIA.

Comments are closed.