Vamos comparar os números? (2)

Tive acesso, também, aos números do primeiro quadrimestre da Prefeitura de Manaus. Destaco quatro indicadores: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada, Receitas Correntes e Ativo Disponível (Saldo em Caixa).

quadro1jun

Como se vê, apesar de todo o alarde de cortes, a Despesa com Pessoal cresceu. A Dívida Consolidada, também. Tanto um número quanto o outro, no entanto é bom registrar, estão dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Deixei um saldo em caixa muito bom: R$ 166.179.105,85. Se ainda existia algum desinformado sobre essa verdade, agora não pode mais existir. É a própria administração atual quem confirma o número, conforme se vê do extrato retirado do site do Tesouro Nacional, abaixo.

Quem porventura disser que o caixa ficou zerado está agindo de má fé. Não é mais desinformação. E hoje a situação está muito melhor: R$ 282.973.399,02.

Portanto, dinheiro não está em falta.

Por último, a constatação de que a receita de Manaus foi pouco afetada pela crise. Quinhentos e trinta e dois milhões em 2009 contra quinhentos e quarenta e nove em 2008. Portanto, cerca de apenas 3% a menos quando comparadas. Agora muito maior do que os 396 milhões do primeiro quadrimestre do primeiro ano da nossa administração. Cai, portanto, o discurso de “uma brutal queda de arrecadação”.

Estes são os números oficiais e que devem ser analisados por cada um, comparando-os com o discurso.

Abaixo veja as telas retiradas do site www.tesouro.fazenda.gov.br e que estão disponíveis para a consulta.

Se quiser baixar o relatório, clique aqui.

2 thoughts on “Vamos comparar os números? (2)

  1. Serafim…
    alguma coisa está muito errada na prefeitura. Primeiro, não vejo razão nenhuma para atacar o ex-prefeito que, aliás, perdeu a eleição. Perdeu e saiu calado, na dele. Segundo, a transição foi elogiada pela mesmos membros da atual administração. E, o que ainda é pior, os ataques são todos com efeito bumerangue. Praticamente tudo que acusam acaba sendo desmontada com enorme facildade. Bem, eles estão visivelmente se pautando numa agenda negativa. Não prosperam as boas informações e fatos positivos. É aquela coisa do rancor, da motivação pessoal. E é tão simples pensar a agir em torno das boas coisas… claro que quando existem.

Comments are closed.