População já pode participar do programa de governo PSB-Rede

Divulgação
PSB – Rede – 28/11/2013
O presidente Nacional do PSB, governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e a fundadora do Rede Sustentabilidade, ex-senadora Marina Silva, lançaram nesta quinta-feira (28) em São Paulo a plataforma digital com o primeiro conteúdo programático da aliança. A plataforma pode ser acessada pelo site www.mudandobrasil.com.bre permite que, até 1º de fevereiro, cidadãos de todo o país possam participar da construção do programa de governo da coligação PSB-REDE para 2014, apresentando sugestões, críticas e novas propostas de políticas públicas para melhorar o país.

Chamado de plataforma virtual colaborativa, o novo espaço consolida o que começou a ser construído há exatamente um mês, também em São Paulo, no 1º Encontro Programático que as duas siglas realizaram, em 28 de outubro. As propostas ali debatidas por mais de 160 participantes, entre dirigentes e militantes dos dois partidos, além de representantes de setores organizados da sociedade (empresários, agentes culturais, ativistas ambientais, etc), é que originaram o documento síntese que agora a plataforma digital compartilha na internet com a sociedade.

Os textos sistematizados deste encontro serão disponibilizados em dois ambientes para os internautas na plataforma: num primeiro, há o texto integral do documento síntese e, no segundo ambiente, o espaço para as manifestações do cidadão que quiser participar da construção do programa de governo. O processo será acompanhado por especialistas em cada área e o resultado, sistematizado, irá gerar um novo documento síntese.

Esse segundo material será aprofundado, ainda, em cinco encontros regionais do PSB-REDE, a serem realizados de 22 de fevereiro a 26 de abril em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, Goiânia e Manaus, além de em diversos seminários nos estados. O objetivo é estar com o programa de governo a ser apresentado ao país na campanha eleitoral de 2014 em maio.

“Estamos muito seguros de que esse é o caminho que vai nos conduzir à vitória política, que para nós é encantar milhares de brasileiros país afora e, com o engajamento deles no nosso projeto, aí podemos alcançar a vitória eleitoral”, declarou Eduardo Campos. “As pesquisas indicaram, após as manifestações de junho, que mais de 70% da população brasileira está convencida de que é preciso haver uma mudança no país, é um convencimento inquestionável – e o que nós estamos oferecendo para a população é justamente esse caminho”.

A plataforma digital é um compromisso assumido por Eduardo Campos e Marina Silva no próprio dia da formalização da aliança entre as duas siglas, em 05 de outubro. Ambos consideram essa construção conjunta com a sociedade fundamental para a renovação da política no Brasil e a implantação de mudanças que melhorem de fato o país.

A consolidação do documento síntese foi coordenada pelo primeiro Secretário Nacional do PSB e presidente da Fundação João Mangabeira (FJM), Carlos Siqueira, e pelo coordenador-executivo da Rede Sustentabilidade, Bazileu Margarido.

No documento, PSB e Rede reforçam três objetivos principais, que foram fundamentais na decisão de formar uma coligação política e eleitoral em torno de um programa comum para 2014. São eles:

1.Manter as conquistas das últimas décadas e fazê-las avançar, realizando, contudo, uma apreciação crítica do conjunto do processo, de tal forma a potencializar os elementos que dialogam com a autonomia e emancipação popular, levando as demandas sociais legítimas a sua plena realização.

2.Aprofundar a democracia, impulsionada por distintos atores sociais, atualizando os processos decisórios à nova realidade da era digital.

3.Construir as bases para um ciclo duradouro de desenvolvimento sustentável, com ampla participação de todos os atores na promoção do progresso socialmente justo, ambientalmente sustentável e libertador das potencialidades criativas da humanidade.

O documento também foi construído de forma especial para socialistas e membros da Rede, que se comprometeram a construir a aliança programática de baixo para cima, no diálogo permanente com os cidadãos e cidadãs e as organizações da sociedade.

“Nossa aliança representa uma inversão no que sempre aconteceu no país: iniciamos pela discussão do conteúdo programático como pré-condição para a participação nas eleições, ao invés de focar nas alianças eleitorais”, diferenciou Marina Silva. É um método que visa antecipar, nas práticas da própria campanha eleitoral, o modo como se deseja governar o País.  “Queremos desenvolver articulações em rede, que não impliquem adesão no momento estrito da eleição, mas engajamento contínuo e comprometimento cidadão com o desejo de construir um país melhor”.

Para tanto, o documento síntese definiu nove desafios estratégicos para o Brasil, a fim de discutir com a população:

1.REFORMA DO ESTADO

2.REFORMA URBANA PARA CRIAR CIDADES SUSTENTÁVEIS

3.PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E POLÍTICAS PÚBLICAS INTEGRADAS

4.POLÍTICA INTERSETORIAL E PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

5.EDUCAÇÃO PARA O CONHECIMENTO E CULTURA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO

6.REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS E REGIONAIS

7.VALORIZAÇÃO DA BIODIVERSIDADE E DOS RECURSOS NATURAIS

8.POLÍTICA DE SAÚDE

9.  SEGURANÇA PÚBLICA

“Estamos fechando um ciclo no Brasil e essa força, essa energia que virá da população é o que precisamos para iniciar um novo ciclo e levar o país a dias melhores, a um desenvolvimento sustentável em todos os aspectos”, resumiu Eduardo Campos.