PRESIDENTE ARI MOUTINHO INAUGURA PRÉDIO ANEXO I

Com a participação de desembargadores, juízes e servidores, o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Ari Moutinho, apresentou o novo prédio do TJAM a diversos convidados, autoridades e imprensa local. O Anexo I fica localizado atrás do edifício principal, ao lado do estacionamento, na Avenida André Araújo, bairro Aleixo.


O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa, inaugurou na manhã desta sexta-feira (30) o mais novo prédio do TJAM. O Anexo I do Edifício Desembargador Arnoldo Péres vai abrigar todos os setores administrativos da instituição, além das Escolas de Aperfeiçoamento do Servidor (EAS/TJAM) e da Magistratura do Amazonas (Esmam).

O auditório do Anexo I, que conta com 500 lugares, recebeu o nome de Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro. A iniciativa foi do desembargador Ari Moutinho, que explicou a sua homenagem. “A entrega deste prédio tem três significados: a materialização do compromisso firmado na minha gestão; o investimento na estrutura das unidades judiciárias; e a escolha do nome deste auditório, que é uma justa homenagem que se presta – embora tardiamente -, ao magistrado amazonense que muito contribuiu com a sua inteligência, retidão moral, e elevado conhecimento jurídico”, declarou.

O homenageado é avô do atual do prefeito de Manaus, Arthur Virgilio Neto, que estava presente no evento. “Eu fico muito orgulhoso com esse gesto grandioso do desembargador Ari Moutinho de homenagear o meu avô, mas sobretudo ressalto a sua sensibilidade social. Esta obra me parece um espaço muito importante do ponto de vista físico, mas seu significado vai muito além; eu vejo a possibilidade de, aqui, se fazer justiça com mais celeridade”, disse o prefeito.

Convidado para estar presente na inauguração, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques, lembrou que anos atrás eventos do TJAM eram realizados no auditório do Ministério Público do Amazonas (MP/AM), pois a instituição não contava, na época, com uma estrutura física adequada. “Com iniciativas como esta é que valoriza-se aquilo que, para nós magistrados e membros do Ministério Público, é de suma importância: o apoio administrativo. Um servidor que não tem conforto no seu trabalho e não conta com recursos necessários para executá-lo, certamente não fará além do que ele deve fazer e, quando muito, fará somente o que deve fazer”, enfatizou o ministro.

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), o desembargador Flávio Pascarelli, que também é diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), falou sobre o novo espaço da Escola, uma vez que sua estrutura agora irá funcionar no Anexo I do TJAM. “A expectativa é extremamente positiva, porque finalmente a Esmam tem um espaço adequado para o tipo de trabalho que ela desenvolve. Agora nossa equipe terá mais comodidade para trabalhar melhor e os convidados e participantes dos eventos e cursos oferecidos terão mais conforto”, ressaltou Pascarelli.

Homenagem

Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro nasceu em Recife (PE), em junho de 1884. Ingressou na magistratura amazonense em 1905 e atuou em diversas Comarcas do Estado do Amazonas. Foi nomeado desembargador em 1930, presidente do TJAM nos anos de 1937 e 1943, e presidente da Corte Eleitoral amazonense no biênio 1946/1947.

Autoridades presentes

Na inauguração do Anexo I estavam ainda presentes o procurador geral do Ministério Público do Amazonas (MP/AM), Francisco Cruz, os deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) Tony Medeiros (PSL) e Fausto Souza (PSD), o vice-presidente da Associação dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB/AM), Marco Aurélio Choy, e o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Paulo Feitosa. Os magistrados Lúcia Viana, coordenadora da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), e Paulo Feitosa, da 1ª Vara da Fazenda Pública Municipal da Comarca de Manaus, também estavam presentes.