Até tu, Petrobras, minha filha?!

Os jornais de hoje trazem uma matéria na qual a PETROBRAS é acusada de ter manipulado a sua contabilidade e com isso deixado de pagar, ou pelo menos adiado o pagamento, tributos federais na ordem de mais de quatro bilhões de reais.

Isso causou prejuízos não só ao Governo Federal, mas também a Estados e Municípios que recebem parte desses tributos.

No Brasil, deixar de pagar impostos ainda é um bom negócio. Nesse sentido, escritórios especializados buscam brechas na legislação para não pagar ou, até mesmo, apenas postergar. Isto porque buscar dinheiro no mercado é mais caro. Nos casos em que efetivamente o tributo é indevido, nada mais justo do que não pagar. No entanto, no caso de manipulações, é um absurdo.

Agora absurdo maior é a maior empresa do Brasil, estatal que é o orgulho do povo brasileiro, adotar essa prática.

Quando Júlio Cesar foi assassinado em pleno Senado romano, dentre os seus assassinos estava o próprio filho. Ele perguntou: “Até tu, Brutus, meu filho?”.

Agora, é de se perguntar: “Até tu, Petrobras, minha filha?”

4 thoughts on “Até tu, Petrobras, minha filha?!

  1. O Ministro ROBERTO CAMPOS já dizia :
    Temos que tomar cuidado com os dinossauros da economia brasileira .A energia ,o petróleo e o Banco de Brasil .SÃO DONOS DELES ….A ELETROSSAURO ,a PETROSSAURO e a BANCOSSAURO . E dizia mais : As 3 não pertencem ao BRASIL e sim aos funcionários delas mesmas . Eles fazem de tudo para distribuir lucros ou prejuízos em forma de lucro.
    CPI NOS CAFAJESTES

  2. É o cúmulo!
    Governo enganando Governo!
    Onde tudo isso vai parar? Num outro golpe? civil ou militar?

  3. Engraçado que nesta questão a ideologia subverte a lógica e o mais simples bom senso.
    Se Vc fala em privatizar a PETROBRAS é logo taxado de entreguista , dilapidador do patrimônio do povo,neoliberal,etc. Mas o fato é que a empresa serve a interesses de uma casta de privilegiados , seus funcionários ,e tem ainda muita ingerência política.
    Dizem que a empresa é lucrativa e bem gerida.De fato tem alguma governança corporativa e desenvolve tecnologias importantes como a prospeção em elevada profundidade.Mas poderia ser muito melhor: uma empresa do seu tamanho e explorando praticamente um monopólio nacional poderia produzir bem mais.Só recentemente atingimos a auto suficiencia em petróleo e nossa eficiência está longe das maiores petrolíferas do mundo…
    Mas lembrando Roberto Campos ,citado pelo Marcondes acima,não foi ele quem disse que a burrice no Brasil tinha um passado glorioso e um futuro promissor?

  4. Mais uma CPI vazia, deixa a PETROS trabalhar, pelo menos, sendo comandada por seus servidores o dinheiro circula no Brasil. Melhor q entregar de graça como no caso da VALE e depois o país ficar dependente de uma multi no setor de energia. Se privatizar fosse bom, manaus nao tinha hoje este cu de internet. Quando ocorreu a privatizaçao das teles no governo entreguista fhc tudo seria uma maravilha. “maravilha de lucro para o setor privado” e o serviço q garantia levar ate internet do iapoc ao chui levou onde dava lucro claro e claro q foi pra nao disperdisar dinheiro como faz o publico q tanto criticam, nao foi?

Comments are closed.