SAMU faz aniversário

Hoje o SAMU, que tantas vidas tem salvo Brasil afora, mas também aqui em nossa cidade, faz aniversário.

Quando isso acontece devo fazer alguns resgates por dever de Justiça.

Esse serviço foi trazido para Manaus pela ação de duas pessoas e respectivas equipes: Dr. Jesus Pinheiro, pela SEMSA e Dra. Irani Ribeiro, pelo Ministério da Saúde.

Quando tudo estava encaminhado para entrar em operação, o então Ministro da Saúde, Saraiva Felipe, veio à Manaus para inaugurar uma farmácia popular em parceria com o Governo estadual e pretendia assinar o convenio do SAMU que, em resumo, funciona assim:

– O Governo Federal entra com as ambulâncias, instalações e treinamentos;

– O Município com o pessoal;

– A manutenção do custeio é feita 50% pela União; 25% pelo Governo do Estado e 25% pelo Município.

No entanto, na hora da verdade, o então Governador disse que não participaria do convenio gerando um enorme mal estar. Fui avisado pelo Dr. Jesus da recusa. Logo em seguida recebi a visita do Ministro que me pediu que a Prefeitura assumisse a parte do Governo do Estado, pois seria extremamente desagradável, depois de tudo o que havia sido feito, Manaus não contar com o SAMU. Atendi ao apelo do Ministro e, ao contrário dos demais municípios brasileiros, Manaus assumiu 50% das despesas de manutenção e custeio. E o Governo do estado deixou de participar.

No dia marcado, a inauguração ocorreu com a presença da Dra. Irani, representando o Ministério. Mais a frente, foi lançado o SAMU fluvial, através das ambulanchas, também, com a presença dela.

Nestes anos todos, o SAMU salvou muitas vidas e é justo registrar a importância que tiveram estes dois profissionais da saúde – Dr. Jesus Pinheiro e Dra. Irani Ribeiro.

Abaixo sequencia de fotos que documentou o surgimento do SAMU em Manaus.

Eu, Jesus Pinheiro, Ada Carvalho, Irani Ribeiro e assessora em reunião em meu gabinete.

Eu discursando sob os olhares do padre Alfredo, representante da Aeronáutica e Irani Ribeiro